Avaliação Fogareiro Helios – Jetboil

O fogareiro Jetboil Helios tem como principal objetivo oferecer ao campista leveza, segurança e máxima eficiência na tarefa de cozinhar refeições em campings e outras atividade outdoor.

Segundo o seu fabricante tem como principais características ser completo, rápido, eficiente e muito seguro.

O produto é comercializado em forma de kit, o qual é composto por um queimador com regulador de chamas e isqueiro inclusos. Além disso possui uma panela com anel de fluxo e tampa (que serve também como prato), prato fundo e uma proteção contra ventos. Ao todo o equipamento, sem o botijão de gás que é vendido separadamente, pesa 820 g.

Segundo seu fabricante o consumo de gás é aproximadamente 1 hora e 10 minutos com um cartucho de 230 gramas.

Jetboil Helios

O Teste

O fogareiro Jetboil Helios foi testado durante um final de semana em um trekking no Pico dos Marins com clima frio à noite (temperatura de 10 a 5ºC) e ventos moderados.

O equipamento foi utilizado para preparar um jantar com molho e um pacote inteiro de macarrão. No café da manhã foi utilizado para cozinhar ovos mexidos com queixo. Ambas as refeições na própria panela do kit.

Foi utilizado ainda para preparar café, durante o desjejum, com uma cafeteira italiana.

Jetboil Helios

O equipamento foi limpo após o uso utilizando somente materiais comuns ao camping como lenços de papel, água corrente e sabão neutro. Mesmo após chegar em casa o equipamento não foi colocado em máquina de lavar louça.

O fogareiro Jetboil Helios foi transportado sempre dentro de mochilas, junto a outros equipamentos de camping e trekking.

Jetboil Helios

Prós

  • Superfície antiaderente da panela
  • Performance de aquecimento
  • Economia de combustível
  • Isolamento térmico em neoprene
  • Proteção contra ventos

Contras

  • Dificuldade para tampar a panela
  • Falha no funcionamento do isqueiro

Notas

  • Qualidade de Material: 4,0
  • Acabamento: 5,0
  • Design: 4,0 
  • Eficiência: 3,0 
  • Facilidade de Limpeza: 4,0
  • Relação peso x volume: 4,0 
  • Relação custo x benefício: 3,0
  • Nota Final: 3,85

Opinião

O fogareiro Jetboil Helios agradou durante os testes pela velocidade e eficiência no aquecimento. Sua velocidade, inclusive, surpreendeu bastante. Especialmente se comprada aos fogões domésticos.

O “anel de fluxo” da panela, que também pode ser chamado de “serpentina”, é o diferencial do produto. Durante os testes mostrou cumprir o que promete : o fogareiro realmente aquece muito rápido e oferece segurança até para cozinhar dentro do avanço de uma barraca. Quando testado o Jetboil Helios aqueceu água para o macarrão em menos de 2 minutos, mesmo com clima perto de 0ºC.

Jetboil Helios

O isolamento da panela permite manusear o recipiente aquecido sem queimar a mão, ao mesmo tempo que mantém a temperatura dos alimentos. Porém uma observação deve ser feita: o fogareiro Jetboil Helios requer limpeza criteriosa após o uso, as vezes mancha com molhos ou restos de comida.

Um outro ponto positivo do kit é o recobrimento antiaderente da panela, que permitiu a preparação de molhos e refogados sem grudar nem queimar, além de facilitar a limpeza interna.

O protetor de ventos é muito fácil  de transportar e colocar e agradou o fato dele ficar fixo.

Jetboil Helios

O botão de acendimento automático merece uma observação : Ele é um relativamente frágil e pode entortar dentro da mochila o que impede o funcionamento, por isso não é recomendavel colocar nada externo ao kit dentro do recipiente na hora de guarda-lo. Este tipo de fragilidade obriga com que o campista tenha sempre um fósforo ou isqueiro sempre à mão.

É um kit composto por peças feitas em materiais de alta qualidade e durabilidade, porém o “prato-tampa” da panela não encaixa perfeitamente na hora de guardar o kit, o que faz com que ele abra dentro da mochila.

Um outro ponto a levar em conta é o preço final ao consumidor no Brasil : para um kit de uso pessoal é necessário um investimento elevado.

O produto é indicado para praticantes de todos os níveis de campismo, sendo altamente indicado para práticas de alta montanha e campings com temperaturas baixas e ventos extremos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.