Fjällräven Classic: O evento que oferece trekkings no Ártico em sete dias

O Fjällräven Classic é um evento anual organizado pela marca sueca, o qual permite que os praticantes de trekking fiquem no Ártico, norte da Suécia, por sete dias, em uma atmosfera escandinava única. Åke Nordin, fundador da marca Fjällräven, sempre teve o lema tornar um trekking “obrigatório”.

Nordin criou em 2005 uma caminhada de 110 km pelas paisagens árticas suecas. Assim nasceu a rota Fjällräven Classic Sweden, a qual está longe de tudo, sendo bem selvagem e solitária mas possui suporte logístico (equipamentos, postos de controle, reabastecimento), permitindo que todos acessem a montanha com mais comodidades.

O resultado é um evento que parece menos uma corrida e mais um festival, uma celebração folclórica do norte selvagem da Suécia. A marca, com o tempo, começou a promover outros Fjällräven Classic em outros países como Dinamarca, EUA, Hong Kong, Coreia do Sul, Alemanha, China e Inglaterra.

O número de praticantes de trekking registrados nos Fjällräven Classic, em especial a Sueca, em 10 anos aumentou de menos de 200 para mais de 2.000 participantes. Atualmente 2.000 pessoas é o limite máximo estabelecido.

As vagas são obtidas por meio de reserva. O percurso sueco é dividido em 7 etapas e tem como ponto mais alto 1.140 metros. Localizadas no Círculo Polar Ártico, as noites são curtas neste período de verão pois o Fjällräven Classic Sweden acontece em meados de agosto.

A caminhada, no total, une as duas localidades suecas de Nikkaluokta (vila do povo indígena Sami) a Abisko, seguindo parcialmente a Kungsleden (The King’s Trail). Em cada posto de controle, os participantes recuperam seus suprimentos liofilizados, assinam sua passagem e carimbam seu passaporte. Uma equipe de 120 voluntários se reveza 24 horas por dia para fornecer assistência médica e psicológica aos praticantes de trekking.

A titulo de curiosidade, a Kungsleden é considerada uma das melhores rotas de longa distância do mundo. Estabelecida pela Associação Sueca de Turismo no início do século XX, abrange quase 400 km, entre Abisko (o ponto final do Fjällräven Classic) e Hemavan. Praticantes de trekking podem percorrer toda a rota, mas também é possível entrar e sair em outros pontos.

Um saco de lixo para cada participante em seu kit inicial. Um prêmio Plogga é concedido àquele que tem a sacola cheia com o maior número de lixo coletado no trekking

Para saber como participar: http://classic.fjallraven.com/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.