Fisioterapia e lesões no montanhismo

A dor tem sido companheira diária de muitos brasileiros e aparece em diversas áreas do corpo, podendo se tornar crônica após três meses do início. Uma pesquisa lançada em 2018 pela Global Pain Index mostrou que 96% da população brasileira já sentiram alguma dor no corpo e 95% têm dores todos os dias.

Na escalada, especula-se, estes números podem ser bem maiores. Isso porque, por ser um esporte pequeno, algumas pessoas apostam em tratamentos holísticos, muitas vezes baseados em curandeirismo, para tratar as suas lesões.

Desprezando a ciência e o conhecimento de profissionais de saúde, há escaladores que tomaram remédio veterinário na tentativa de curar lesão de polias de dedo. De técnicos que recomendam que sus atletas usem anabolizantes para driblar uma contusão.

Histórias de ignorância não faltam.

O fisioterapeuta esportivo não ajuda apenas a evitar lesões, mas também contribui para a melhora da performance e permite que o atleta pratique sua modalidade com mais segurança,
além de ter uma vida esportiva mais longa

Portanto, o fisioterapeuta tem um papel fundamental na prevenção das lesões, assim como na resolução dos problemas mais comuns que afetam esses atletas, contribuindo para a redução do tempo de tratamento e retorno mais rápido à prática esportiva

No episódio de hoje vamos aprender como o fisioterapeuta pode ajudar a prevenir lesões e potencializar a performance.

Fisioterapia e lesões no montanhismo

  • Gabriela Saliba

Onde escutar

Você pode escutar o MontanhaCast no iTunes, Deezer, Spotfy, Google Podcasts ou simplesmente clicando no player no topo do artigo ou no player abaixo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.