Fisioterapeuta faz palestras itinerantes sobre prevenção de lesões na escalada

Dentro da cultura de escaladores (as) esportivos (as) a prevenção de lesões na escalada é muitas vezes negligenciada. O básico, ao menos em teoria, todos conhecem sobre esse assunto: fazer aquecimento e alongamento, respeitar os limites do seu corpo, sempre fazer atividades com orientação de profissionais e fazer avaliação médica antes de começar.

Entretanto, a realidade mostra um outro retrato da comunidade: muitos lesionados e um grande número de atletas, amadores ou de competição, com rendimento reduzido por causa de uma lesão ou desconforto. Essa barreira invisível entre o nível atlético que o escaladores estão e onde poderiam chegar são as lesões e a ausência de prevenção de lesões.

prevenção de lesões

prevenção de lesõesPor isso que a fisioterapeuta carioca Gabriela Saliba resolveu fazer a sua parte para elevar o potencial que todo praticante de escalada deveria chegar com a prevenção de lesões. Saliba elaborou um conjunto de palestras, que pretende dar em várias localidades, para falar de maneira aberta e sem rodeios com prevenir lesões e em como elas prejudicam, ou mesmo diminuem, o rendimento de escaladores (as).

Em suas palestras, Saliba também falará sobre sua carreira e sobre sua preocupação em melhorar o rendimento de escaladores para que tenham projeção internacional no esporte.

No seu calendário, reservou uma temática delicada: a realidade biológica das mulheres na escalada. Nela abordará temas como treinamento durante o ciclo menstrual, alimentação, controle hormonal, entre outros.

Suas palestras abordam a importância de trabalhar o corpo do (a) escalador (a) como um todo, com o objetivo de prevenção de lesões e não apenas o enfoque em fortalecimento de dedos das mãos e antebraço. Fortemente baseada em eventos e historias, a palestra de Gabriela Saliba possui múltiplos casos com fotos tiradas por ela desde 1999.

A montanhista e fisioterapeuta idealizou começar com três palestras pelos clubes do Estado do Rio de Janeiro: desde março e vai até Junho de 2023. A primeira palestra foi realizada na abertura de temporada de montanhismo no Rio de Janeiro, realizada no final de semana último.

As próximas serão:

  • 25/05 CEF (clube friburguense de escalada) PIPOCA COM CAUSOS
    • Focada em fotos tiradas desde 1999 em suas viagens pelo Brasil no tempo que ela era apresentadora do programa partiu na TSE.
  • 30/05 CEL (centro excursionista light) PAPO DE MULHER
    • Divide a fala com a psicóloga Giovanna Vicentini, sobre a saúde da montanhista e alguns aspectos físicos e emocionais femininos como treinar durante o ciclo menstrual.
  • 21/06 CEB (centro excursionista brasileiro) DA POLIA A ESCÁPULA.
    • A palestra que aborda a importância de trabalhar o corpo do escalador como um todo com o objetivo de prevenção de lesões e não apenas o enfoque em fortalecimento de dedos das mãos e antebraço

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.