O que poderia nos levar a abandonar o instinto mais básico de autopreservação?
Não se trata de adrenalina ou busca de emoções, há algo muito mais profundo que leva o grupo de elite de montanistas e escaladores a assumir riscos de vida. Por quase três anos, a diretora Dina Khreino entrevistou os maiores atletas do montanhismo e escalada.
Na entrevista, procurou ouvir o que os faz deixar para trás famílias, amigos e confortos e arriscar tudo para dar entrar no desconhecido. O que ela encontrou foi uma tribo, um grupo diversificado de aventureiros profissionais e filósofos amadores, forjados pelo teste final de corpo, mente e espírito.
Às vezes brutalmente honestas, outras pensativas, as histórias desses atletas revelaram o triunfo do espírito humano e a conexão profunda e única formada ao superar os mais difíceis obstáculos físicos e mentais do mundo.
Nomes como Alex Honnold, Reinhold Messner, Lynn Hill, Jimmy Chin, Tommy Caldwell, Steph Davis, Adam Ondra e David Lama, entre outros, explicam em “Fine Lines” suas razões pessoais. No total, existem vinte nomes que já deixaram sua marca em escala mundial.
No documentário, aparece o atleta David Lama, que morreu pouco antes a estreia no filme em festivais. Após essa triste notícia, a diretora decidiu acrescentar uma pequena homenagem ao início do filme.,
O filme está disponível para a compra no iTunes e Amazon.
Dina Khreino
Ao todo a produção tomou três anos para ser finalizada. A diretora possuía experiência cinematográfica, mas contemplava o mundo da escalada à distância, talvez sem entender os motivos que levaram essas pessoas a empreender esse tipo de aventuras.
A principal motivação da diretora foi entender o motivo pelo qual esses atletas assumiram riscos tão altos para suas vidas.
O objetivo de Khreino era entender as motivações emocionais e processos mentais.
Mais informações a respeito do filme: https://finelinesfilm.com/

Freeman é o mais importante site sobre escalada e esportes de montanha do México e organiza o mais assistido festival de filmes outdoor da América Latina