Filmes outdoor: Conheça algumas dicas para filmar suas aventuras

Chegando esta época do ano, muitos planos vão sendo elaborados e o que foi realizado no ano vai sendo analisado. Após a volta dos filmes outdoor em salas de cinema, quem presenciou os principais eventos saiu com a ideia de também fazer uma produção.

É creditada ao famoso cineasta brasileiro Glauber Rocha a frase “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. Rocha era um dos idealizadores do Cinema Novo, movimento que, na década de 1960, propunha produções engajadas na realidade do Brasil e voltadas para a transformação da sociedade.

Ao afirmar que cinema se faz com “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, Glauber defendia a utilização dos meios de produção artística a serviço da transformação social. O mesmo se pode fazer isso com o esporte e a cultura das pessoas que o praticam.

É possível fazer isso com os documentários de aventura e montanhismo? Sim, é possível. Para isso, é necessário ter em mente algumas técnicas de filmagem básicas que, com um pouco de prática, é possível incrementar a qualidade dos filmes.

Use o sol como luz de fundo

O sol muito forte pode ser um grande vilão muitas pessoas pensam que quanto mais luz mais bonita fica a imagem. Este raciocino é um equívoco. Portanto, há uma intensidade ideal de luz que deve ser estudada anteriormente por quem irá filmar.

Usar o sol como um fundo para uma boa imagem é uma excelente ideia. Ao colocar o que você filma entre você e o sol, a câmera pode obter um efeito de iluminação traseira ou “halo” que enfatiza o contorno daquilo que se filme.

Essa técnica funciona melhor quando o sol está em um ângulo de 45 graus. Se estiver muito baixo, o produtor corre o risco de sofrer reflexos de lente. Portanto, as filmagens são melhores captadas depois do meio-dia. Procure alterar o ângulo da foto em relação ao sol, o tempo da foto, o uso de filtros de lentes ou todas as opções acima.

Planejar cuidadosamente as imagens que irá captar é necessário obter com um tipo específico de luz. Este planejamento ajudará a organizar suas imagens e manter a iluminação consistente.

Golden Hours

Outra opção, dependendo da aparência que o produtor procure, é filmar quando o sol está baixo no céu. O momento considerado ideal é aproximadamente uma hora após o nascer do sol e uma hora antes do pôr do sol. Neste momento a luz do sol fica “dourada”.

Este período mágico é chamado de “hora de ouro” (golden hour em inglês), porque quase todos e tudo ficam melhor nessa iluminação. Também é conhecido como hora mágica. Filmar com o sol nas costas dará à sua filmagem um brilho rosado.

Os horários em que a golden hour variam entre locais, estações e até mesmo condições climáticas. Portanto, é necessário checar a previsão meteorológica da sua região que irá filmar, para saber os horários de nascer e por do sol.

Existem aplicativos para smartphone, tanto iOS (Magic Hour) quanto Android (Exsate Golden Hour), que podem ajudar a apontar o momento exato da golden hour.

Abertura do obturador

Ao selecionar manualmente uma ampla abertura do obturador da sua câmera é possível desfocar o fundo e tornar a imagem mais nítida. É uma ótima maneira de criar visualmente o ambiente sem se distrair do que se filma. A abertura da lente é controlada pela letra “f”, descrito na lente.

Portanto, somente lentes com aberturas grandes, conseguem este efeito de desfocar o fundo. Isso é particularmente importante quando se filma na natureza. O efeito ajudará a minimizar o impacto de qualquer movimento indesejável em segundo plano. Ao limitar as distrações visuais, você manterá o foco de seu vídeo no seu assunto.

A câmera não precisa ser profissional, mas ajuda muito. Claro que para filmes outdoor em alta montanha, quando se usa uma GoPro por exemplo, este efeito pode não acontecer. Para isso os produtores necessitam planejar como serão feitas as filmagens.

Microfone

Talvez isso seja óbvio, mas os ambientes externos tendem a ter muito ruído ambiente. Estes ruídos podem afetar negativamente a qualidade do som da sua gravação. Ventos, grilos, conversas, etc, podem atrapalhar a qualidade de uma cena muito bem filmada.

Para resolver esse problema, use um microfone de lapela ou um microfone tipo boom. Muitos produtores de filmes outdoor usam na câmera um microfone tipo shotgun. Microfones fazem toda a diferença na hora de filmar, portanto não os menospreze.

Filtros

Atualmente, a maioria das câmeras profissionais e semi-profissionais vem com uma variedade de filtros. Estes filtros eliminam distorções da luz nas filmagens como reflexos e brilhos.

Um filtro UV, por exemplo, reduzirá o brilho, enquanto um filtro polarizador reduzirá os reflexos da água e das janelas.

Leia o manual para descobrir quais filtros sua câmera possui. Se sua câmera não veio com nenhum, não se preocupe. Geralmente, você pode “fingir” o mesmo efeito na pós-produção ou comprar filtros especiais para sua câmera.

Regra dos terços

Composição fotográfica é a ordem ou organização dos elementos na imagem, incluindo a posição do motivo principal e dos secundários, a textura, as cores, a combinação de formas, de modo a gerar uma imagem agradável de se ver e visualmente equilibrada.

A regra dos terços é uma técnica que auxilia na composição fotográfica. Poucos sabem, mas ela a regra dos terços é usada desde a época de que fotografias não existiam. Quem retratava em telas de pinturas já utilizava esta regra.

A regra consiste em dividir a imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais (três partes iguais), em que os 4 pontos de interseção dessas 4 linhas são os pontos onde os nossos olhos têm maior atenção. Manter o assunto principal da foto em algum desses pontos chamará mais a atenção e terá uma imagem mais equilibrada.

Em filmes outdoor, procure alinhar a linha do horizonte na linha de baixo (se quiser enfatizar o céu), ou na linha de cima (se quiser enfatizar ao restante da paisagem). Para filmagens de rosto, com entrevistas ou relatos, posicione os olhos na linha de cima, ou em uma das intercessões entre as linhas guias.

Se o plano de filmagem for mais aberto, posicione o rosto da pessoa na linha de cima. A regra também vale para filmagem de várias pessoas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.