Filme com imagens inéditas de George Mallory é disponibilizado em plataforma de streaming

Próximo do centenário de sua morte, o montanhista britânico George Mallory está cada vez mais celebrado em obras cinematográficas. No final do ano passado a animação The Summit Of The Gods encantou diversos críticos, embora tenha sido esnobada por boa parte da comunidade de montanhistas por ser “apenas uma animação”.

A animação aborda sobre as teorias de que George Mallory foi o primeiro homem a pisar no cume do Monte Everest. Pela qualidade superior da animação, além da maneira adulta e respeitosa que abordou o montanhismo, já está sendo considerada para concorrer ao Oscar de melhor animação.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou na última quinta-feira os 276 longas-metragens elegíveis para o 94º Oscar, que deve ir ao ar no dia 27 de março. A votação das indicações começa em 27 de janeiro e termina em 1º de fevereiro. As indicações ao Oscar serão reveladas na terça-feira, 8 de fevereiro.

Entretanto, para quem procura conteúdo inédito, o streaming BFI Player está disponibilizando em sua plataforma o filme The Epic of Everest (1924), uns dos primeiros documentários de longa-metragem que levaram as câmeras aos extremos do planeta. O BFI Player é um serviço de streaming que mostra filmes clássicos, cult e de arquivo aclamados pela crítica.

Este filme de 1924 foi o registro oficial da expedição de George Mallory e Andrew Irvine ao Monte Everest, apresentando-se como “uma história das aventuras de exploradores em uma terra distante e seu esforço ousado para chegar ao topo do mundo”.

O filme The Epic of Everest também está disponível para visualização na plataforma de streaming Mubi. A plataforma pode ser conferida no Brasil.

Com quase 100 anos de idade, as imagens de geleiras e faces rochosas foram restaurados pelo BFI National Archive em 2013 e apresentados com uma trilha sonora de Simon Fisher Turner. A produção, ainda sem o acabamento final, pode ser conferida também gratuitamente na internet.

Uma versão não oficial e em qualidade inferior pode ser conferida no site agregador de vídeos dailymotion (você pode assistir no topo do artigo).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.