Festival de Filmes de Montanha – pré estréia

Quando alguém disser que o Rio de Janeiro é uma cidade Maravilhosa, não acredite.

Simplesmente aceite como uma verdade incontestável. Porque é.

A cidade que já é muito mais que o adjetivo citado, ficará ,talvez , “carente” de adjetivos à altura do que será quando se realizar aqui a Copa do Mundo e Olimpíadas.

Aqui vão algumas dicas para quem planeja (ainda) vir de última hora ao Rio de Janeiro acompanhar aquele que é, hoje, um dos maiores eventos de cultura de montanha do Brasil.

1 – Ao chegar na Rodoviária (que está toda reformada e irreconhecível de tão arrumada) evite de tomar um táxi nos quiosques logo na porta. Faça de tudo para pegar os taxis amarelos. Apesar de abusar do preço (como acontece com toda cidade grande), são muito gentis e educados.

2 – É costume no Rio de Janeiro as pessoas puxarem assuntos com você “do nada”, mesmo que nunca tenha te visto.

Faz parte do “modus vivendum” do carioca. Caso seja admirador do modo suzudo, ranzinza, caladão e antipático, pode achar este estilo prazeiroso de ser (por talvez viver em uma cidade tão bonita) muito estranho.

3 – Quando chegar na cidade, mesmo que esteja garoando pela manhã, não deixe de sair com roupa de escalada e uma mochilinha com um equipamento básico.
Foi exatamente isso que aconteceu hoje. Por aqui não ser a terra da garoa, parou de garoar lá pelas 10:45 da manhã, e agora com tudo seco e um calor pra lá de úmido. Apesar de ter ganho um dia pelo centro do Rio de Janeiro que eu não conhecia, e é muito interessante, perdi um dia de escalada em um dos locais mais tradicionais (em todos os estilos) de escalada do Brasil.

4 – Aproveite para comer em um dos inúmeros locais de sucos e vitaminas e lanches natuais da cidade. Incomum em muitas cidades, onde se apinham aos montes fast-food e comidas por kilo, comer um açaí em um dia quente, ou uma vitamina feito na hora com o tradicionalíssimo e cariocaço laranja com mamão faz qualquer um ficar de bom humor o resto do dia.

5 – Ao comprar os ingressos para o evento, tenha paciência com a caixa do cinema. Apesar de ser infinitas as belezas da cidade, certos serviços não são da mesma excelencia (são bons mas não são ótimos). O preço do “passaporte” custa R$60,00, e somente pode ser comprado “in loco”. Pela internet o serviço ainda deixa a desejar.

6 – Caso esteja procurando parceria para fazer algo pela cidade , fique parado com sua mochila na frente do cinema. Além de poder curtir sem o “crowd” do primeiro dia, sempre vai haver (por o carioca ser mais “falante”) alguém que vai puxar conversa com você e conseguirá até arrumar uma parceria de escalada/caminhada/passeio pela cidade. A exposição e mostra paralela, apesar de ser pequena , é muito interessante de se curtir e apreciar.

7 – O festival este ano, por ter sido agendado em um fim de semana inteiro, irá atrair muito mais pessoas do que nos anos seguintes (em termos de lotação), portanto não deixe para chegar EXATAMENTE na última hora, pode ser que sente no pior lugar do cinema.

Mais tarde, minhas primeiras impressões sobre o festival e sua organização.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.