O mais antigo e prestigiado festival de filmes de montanha do mundo, o “Film Festival Trento” que acontece todos os anos da Itália premiou no último fim de semana os ganhadores.
O filme espanhol “Pura Vida” foi premiado como melhor filme, e termina por consagrar a produção espanhola.
A produção documenta o resgate de Iñaki Ochoa de Olza no Annapurna e já havia ganho também “Kutxabank Mendi Film Festival 2012” de Bilbao e o “BCN Sports Film Festival 2013” de Barcelona.
“Pura Vida” foi ainda o documentário mais assistido em todo país espanhol.
O Filme pode ser visto na íntegra em streaming neste link (após pagamento de 3 Euros): http://www.filmin.es/pelicula/pura-vida
Foram premiados também:
- “Expedition to the End of the World” de Daniel Dencik
- “Le thé ou l’électricité” de Jérôme Le Maire
- “Libros y nubes” de Pier Paolo Giarolo inteiramente rodado nos Andes do Peru
- “The Observers” de Jaqueline Goss, “The Hunter” de Marieka Walsh
- “No hay lugar lejano” de Michelle Ibaven
Para saber mais sobre o festival de Trento: http://www.trentofestival.it/en/index.htm

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Um dos melhores documentais que vi nos últimos anos. O documental mostra uma serie de valores que muitas vezes esquecemos no dia a dia!!Hoje um dos protagonistas do documental perdeu a vida no Everest, Alexei Volotov. Se querem assistir um lindo reportagem sobre os valores que o montanhismo transmite recomento 100%