Fernanda Maciel já está no Aconcagua para aclimatar e tentar recorde feminino

A atleta Fernanda Maciel, reconhecidamente como das melhores corredoras de montanha do mundo, já está no Aconcágua para aclimatar-se e tentar novamente a quebra do recorde feminino de ascensão mais rápida do Monte Aconcágua.

O Monte Aconcágua, que significa sentinela de pedra em língua mapuche, possui 6.960 m de altitude e é o ponto mais alto de todas as Américas e do Hemisfério Sul, além de ser a montanha mais alta do mundo fora do Himalaia.

No início do 2015 Fernanda Maciel tentou realizar o mesmo feito que o espanhol Kilian Jornet, porém por questões de saúde teve de desistir de suas tentativas.

Toda a sua logística e preparação foi publicado em um vídeo produzido pela brasileira.

Fernanda ainda tem mais de duas semanas até que procure completar com êxito a ascensão e descenso, em velocidade, do Monte Aconcágua.

Foto: Gustavo Cherro

Foto: Gustavo Cherro

Passando seus dias realizando treinamentos de aclimatação nas imediações do Aconcágua, de forma que no dia que decidir atacar o cume, não tenha espaço para imprevistos como aconteceu no ano passado.

Em seu segundo ano consecutivo de tentativas de estabelecer o recorde feminino, Fernanda Maciel está na região desde o início do ano e confirmou que planeja passar menos tempo dormindo acima dos 5.000 m e, também, menos tempo treinando forte nesta altitude.

A estratégia adotada este ano é privilegiar a aclimatação para não desgastar o organismo como o fez no ano passado.

A atleta ainda não sabe quanto tempo levará para realizar a corrida com exatidão, mas imagina que sairá por volta de 12 horas de subida, e mais cinco horas para descer.

Foto: Gustavo Cherro

Foto: Gustavo Cherro

Inspirada pelos recordes estabelecidos por Karl Egloff e Kilian Jornet, Fernanda Maciel irá adotar o estilo “light and fast”, ou seja, com o mínimo material possível.

Porém um detalhe está preocupando a atleta: o frio no Aconcágua em 2016.

Por conta do fenômeno El Niño ter sido forte no ano de 2015 fez com que a temporada 2015/2016 seja a mais fria na montanha e aproximadamente 10 anos.

Por conta deste frio as escalada ao cume das Américas diminuíram expressivamente por conta das condições rigorosas.

Diante desta dificuldade Fernanda Maciel estuda a possibilidade de utilizar crampons, mesmo com a determinação pessoal de realizar todo percurso com tênis de corrida de montanha.

A Revista Blog de Escalada possui dois correspondentes no Aconcágua que cobrirão a subida de Fernanda Maciel, assim como a escalada de outros montanhistas.

???? #TheHouse #ITrainFor #WhiteFlowAconcagua #NeverStopExploring #GiveYouWings #Vallecitos #ElSalto #TeDaAsas #4000m

A photo posted by Fernanda Maciel (@fernandamaciel_oficial) on

???? #GoodMorning #BuenDia #BomDia #FelizDíaDeReyes #WhiteFlowAconcagua #ElSalto #Vallecitos

A photo posted by Fernanda Maciel (@fernandamaciel_oficial) on

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.