Fernanda Maciel faz Rota do Gelo Continental da Patagônia em apenas 13 horas e pulveriza recorde anterior

A ultra maratonista brasileira Fernanda Maciel e a norte-americana Kaytlyn Gerbin realizaram uma das expedições mais espetaculares da América do Sul, a Rota do Gelo Continental da Patagônia Sul, uma superfície de gelo que só pode ser comparada à Antártica e ocupa quase metade do Parque Nacional Glaciares, em 13 horas e 15 minutos.

As atletas fizeram o percurso de cerca de 80 km contornando o Fitz Roy (3.405 m) e Cerro Torre (3.128 m) terminando na cidade de El Chaltén. A viagem pelo Gelo Continental do Sul da Patagônia pode levar de 6 a 8 dias, dependendo da rota escolhida, e é um dos lugares mais selvagens do planeta, com condições climáticas adversas, ventos fortes e geleiras inóspitas.

A atleta brasileira esteve lá há dois anos quando tentou fazer a famosa travessia do Circo de los Altares, também conhecida como La Vuelta al Hielo. No entanto, as más condições meteorológicas a obrigaram a abandonar o desafio.

Fernanda sofreu um grave acidente em fevereiro passado enquanto escalava os Alpes e nos últimos meses estava em processo de recuperação seguindo os protocolos do Centro Suíço de Concussão, como ela mesma comentou em suas redes sociais há algum tempo. Agora de volta, recuperando a motivação e a vontade de competir e superar todos os seus desafios.

Este ano, Fernanda Maciel voltou à Patagônia acompanhada de Kaytlyn Gerbin: “Voltei à Patagônia para tentar novamente e experimentar o Gelo Continental. A jornada é brutal e desafiadora, e é preciso uma janela perfeita para completá-la com o clima e a logística alinhados. As duras condições aqui na Patagônia tiraram a vida de muitos amigos meus, por isso voltei respeitosamente a essas montanhas. Convidei Kaytlyn Gerbin para ser minha parceira nesta rota.”

“Usamos cordas e equipamentos técnicos para correr no gelo. Precisava de uma parceira com muita experiência nesse tipo de terreno, que soubesse lidar com condições difíceis e correr por horas”, completa Fernanda.

A travessia do Gelo Continental da Patagônia Sul começa na ponte do Río Eléctrico, de lá entram por terrenos arborizados até Piedra del Fraile e subem o rio Eléctrico através de um antigo vale glacial, agora sem vegetação. Dali continuaram até La Playita e subiram até a Laguna de los 14 para chegar à entrada do Glaciar Marconi. A partir desse ponto, são mais de 30 quilômetros sobre o Campo de Gelo.

No total elas fizeram um total de 80 km de distância, com um tempo de 13 horas e 15 minutos. Um novo recorde para a terra das geleiras. Segundo Fernanda, seu tempo é quase sete horas mais rápido do que qualquer registrado anteriormente nesta jornada.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.