Falece Jeff Lowe, um dos maiores nomes do alpinismo mundial

O escalador e montanhista Jeff Lowe faleceu no dia de ontem, aos 67 anos de idade. Considerado um montanhista vanguardista era amplamente reconhecido como dos melhores alpinistas do século XX. Desde 2000, Lowe foi diagnosticado com uma condição neurodegenerativa conhecida como esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou enfermidade de Lou Gehrig. A doença o deixou em cadeira de rodas e tirou quase todas as habilidades motoras do montanhista.

Nascido em 13 de setembro de 1950 em Ogden, no estado norte-americano de Utah, Jeff Lowe foi um atleta e aventureiro desde os primeiros anos de idade. O americano sempre se destacou em esqui alpino, escalada e alpinismo. No ano de 1971, junto com Mike Weiss, realizou a primeira ascensão de “Moonlight Buttress”, talvez a escalada de arenito mais espetacular, e possivelmente mais longa e mais difícil do mundo. Três anos depois, Frost e Weiss revolucionaram a escalada em gelo ao escalar os 125 metros da cascata Bridalveil, uma das mais famosas do Vale de Yosemite.

No ano de 1978, Jeff Lowe voltaria a escalar a mesma cascata, mas em estilo solitário. Nos primeiros sessenta metros escaldados, o próprio escalador se librou da corda, e fez em solo integral. O feito foi considerado espetacular à época, colocando o americano na elite do esporte mundial e o consolidando como ídolo da escalada.

Mas provavelmente uma das escaladas mais destacadas de sua vida, e da história do alpinismo mundial, foi no mesmo ano quando, aos 27 anos, Lowe junto de seu primo George e Jim Donini e Michael Kennedy, realizou uma expedição ao Paquistão, na cordilheira Karakoram, para escalar a parte norte do Lakot 1, uma parede gigante a 7.7145 metros acima do nível do mar. A escalada não foi bem-sucedida, mas até hoje não houve equipes que tentaram repeti-la.

Na década de 1980 Jeff Lowe fez intensas explorações nas montanhas do Nepal, realizando primeiras acensões nas montanhas Kwangdi Ri (6.187 m), Kangtega (6.782 m) e Taboche (6.495 m).

Em 1991 o montanhista assombrou o mundo escalando a face norte do Eiger em solidário. Em 2017, Lowe foi agraciado com o Piolet de Ouro pela sua trajetória.

Além de excelente escalador, Jeff Lowe era também bom projetista de material de escalada. Junto de seus irmãos, fundou uma das marcas mais conhecidas do universo de montanha: Lowe Alpine. É creditado também ao escalador, a organização da primeira competição de escalada dos EUA, em 1988.

Segundo palavras de sua filha em declaração à imprensa, o desejo de Jeff era compartilhar com todos a sua experiência em Metanoia, uma via que mostra sua forma de ver o mundo do alpinismo. Seguindo os desejos do falecido escalador de compartilhar seu legado, o seu filme Metanoia foi liberado para visualização na íntegra e pode ser assistido abaixo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.