Explosão de casos de COVID-19 no Nepal levanta temor de ‘nova Índia”

Os casos de contágio no Nepal estão aumentando exponencialmente e a Índia, país vizinho, bateu ontem recorde mundial de casos de COVID-19 pelo 2º dia seguido. Há um mês os positivos no Nepal eram 298, ontem, 6 de Maio, foram de 8.970.

O Nepal possui mais de 31 milhões e no último fim de semana, o percentual de casos positivos foi de 44%. O número de mortes também está crescendo para cerca de 50 por dia (dobro em relação à semana passada), mas ainda baixo graças a uma população bastante jovem.

“O que está acontecendo agora na Índia é uma horrível previsão do futuro do Nepal se não conseguirmos conter a onda de COVID-19, que está ceifando vidas a cada minuto” , é a declaração à CNN do presidente da Cruz Vermelha do Nepal Netra Prasad Timsina. Os hospitais do país estão com problemas, os dispositivos médicos são escassos, assim como o estoque de oxigênio. Tudo isso em um sistema de saúde mais frágil que o indiano.

Kathmandu está com restrições de funcionamento do comércio e, no momento, a quarentena de 10 dias para aqueles que chegam do exterior foi restaurada. Todos os voos internos foram cancelados, incluindo aqueles entre a capital e Lukla. O cancelamento criou problemas para os montanhistas e praticantes de trekking em torno das montanhas do Nepal.

Medidas de contenção que, segundo médicos nepaleses, foram tardias em comparação com os sinais vindos da Índia, com a qual se vigora na fronteira entre os dois países a livre circulação. Esta ausência de fiscalização na fronteira tem favorecido a importação de infecções de COVID-19.

A lenta e esperada reação do governo nepalês, que tem feito rodeios até o fim ao impor proibições e fechamentos por medo de danos econômicos, acelerou o contágio. Em Khumbu, região onde fica o Monte Everest (8.849 m), foram registrados casos de infecção entre estrangeiros que retornam de trekking. assim, o risco de se infectar no Nepal e espalhar COVID-19 para onde volte é real.

No Everest os casos confirmados seriam de pelo menos 17 pessoas, segundo fontes estrangeiras, e ainda não há confirmação do governo nepalês que persiste em calar-se e negar a situação. O surto de COVID-19 no Dhaulagiri (8. 167 m) envolveu 14 montanhistas entre clientes e Sherpas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.