[EXCLUSIVO] Entrevista Rafael Takahace

Você já ouviu falar de Rafael Takahace?

Não?

Então decore o nome dele.

Rafinha, como também é conhecido é um dos escaladores mais promissores do estado de São Paulo e do Brasil.

Ele ainda não atingiu a sua maioridade, porém possui marcas e feitos de fazer inveja a muito escalador veterano do Brasil. Rafael é seguramente uma das grandes promessas de escaladores com potencial para quebrar as marcas já estabelecidas por escaladores daqui.

Rafinha que sente orgulho de ser uma “cria” da academia 90 Graus de São Paulo ( a academia mais frequentada da cidade paulistana), não se esquivou sobre assuntos delicados como a inexistência de campeonatos paulistas, patrocínio.

Somente saiu pela tangente em assuntos mais sérios como que vestibular irá prestar.

Acompanhe abaixo a entrevista de Rafael Takahace para o Blog de Escalada

 

1 – Rafinha, hoje você é uma das grandes promessas da escalada esportiva brasileira, como é conviver com esta fama repentina?

Bom, não sei se tenho toda essa fama, hahahaha!

Mas sempre que alguém fala “ Nossa, ta escalando bem hein! Logo mais só vai dar você nas competições”, eu fico meio sem jeito e sem resposta pra dar, mas sempre agradeço e tento mudar de assunto, hahahahaha!!!!

Porém não vou negar que gosto, sempre é bom ser reconhecido por algo que você se empenha e dedica!!

 

2 – Como é o equilíbrio estudo x escalada?

Conciliar a escola e o esporte é uma tarefa árdua.

Meus pais desde o começo falaram “ Você tem que ir bem na escola, senão não escala!” e sempre foi dessa maneira.

Sempre que tem alguma matéria que eu precise estudar um pouco eu deixo de treinar e fico em casa com a cara nos livros.

Mas até hoje eu não tive muitas dificuldades em achar o equilíbrio entre o estudo e a escalada, sempre consigo tirar boas notas e passar de ano.

 

3 – Como foi que você começou a escalar?

Eu começei a escalar na minha escola.

Começou somente como uma atividade extracurricular que eu me enteressei.

Aos poucos, participando de campeonatos e treinando cada vez mais forte, fui levando mais a sério o esporte e conforme segue a história, estou onde estou.

4 – Qual é a relação que seus pais tem com esta sua paixão pela escalada?

Meus pais nunca deixaram de me apoiar.

Sempre me acompanharam, tanto para capeonatos quanto para viagens; sempre me levaram à academia para treinar; sempre se sacrificaram, tanto financeiramente quanto físicamente para poder fornecer um bom equipamento, locomoção e inscrição para campeonatos e até registros como fotos e vídeos para poder divulgar minha escalada.

Sempre fizeram de tudo para que eu pudesse crescer no esporte.

Para eles eu só tenho à agradecer pela dedicação e ao esforço para pode fazer com que eu avançasse tanto como esportista quanto como ser humano.

 

5 – Está chegando o momento comum dos adolescentes de escolher qual vestibular prestar. Quais são seus planos?

Até agora não tenho nenhum plano.

Não sei que faculdade eu vou prestar e não sei que área eu vou seguir, só sei que eu quero continuar escalando.

Hahahahah!!!!!

 

6 – Como é a sua rotina de treinamento?

Na semana eu treino 5 dias:

terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sábado e domingo.

Nas terças-feiras eu costumava fazer um acompanhamento com o Paulo Gil, mas devido à um contratempo estamos em ressesso, portanto é o dia que eu tiro pra escalar com a galera.

Nas quartas-feiras e sábados eu faço um treino de força que envolve séries de exercícios tanto no finger board quanto no campus board.

Nas quintas-feiras e domingos eu faço um treino de resistência em algumas travessias variando as séries, as linhas e o tempo de descanço entre cada entrada.

 

7 – Se fosse para você enumerar os seus feitos na escalada, quais você mais destacaria?

Vou fazer uma lista com três feitos em campeonatos e três feitos na rocha.
Campeonatos:

1. 4º Lugar no Campeonato Brasileiro de 2011
2. 7º Lugar no Rokazbloc de 2011
3. 42º Lugar no Campeonato Mundial Juvenil na Escócia em 2010
Rocha:
1. Crença – 9C de segunda
2. Sika Dura – 9C
3. Fullon na Sika – 9C

Obs.: Rumo ao décimo hahahahah!!!!!

 

8 – Para o ano de 2012 quais seus objetivos na escalada?

Em 2012 eu planejo escalar mais na rocha (em 2011 não confirmei muito minha presença nos picos), planejo competir forte nos campeonatos que eu me propor a disputar e planejo mandar meus projetos e criar novos, hahahah!!!

 

9 – Existe algum local de escalada no Brasil que pretende conhecer o mais rápido possível?

Há diversos locais que eu já ouvi falar, alguns picos no nordeste, alguns um pouco mais ao sul, mas um lugar que venho pilhando de ir é no Cocal e em Atibaía conhecer alguns picos de boulder, fora entrar em vias que nunca entrei em picos que já conheço como no Cipó ou em São Bento.

 

10 – Quando você diz que escala seus amigos se assustam ou ficam empolgados para irem com você?

Meus amigos ficam meio que indiferentes, eles acham legal, perguntam algumas coisas, quando eu consigo uma boa colocação em campeonatos eles me parabenizam, mas poucos pilharam pra ir na academia comigo e muito menos continuar treinando.

 

11 – Houve algum amigo ou colega de escola que também se dedicou ao esporte?

Houve uma época que muitos amigos meus começaram à escalar, mas foi algo momentâneo, apenas dois ou três continuaram por mais um tempo e depois pararam por falta de incentivo.

 

12 – Hoje qual conselho você daria a alguém que deseja começar a escalar?

A escalada não é uma atividade que se aprende da noite pro dia, requer tempo, paciência e o principal dedicação, se você tiver esses três elementos você estará apto para crescer e evoluir no esporte.

 

13 – Hoje não há muitos campeonatos de escalada no Estado de São Paulo e também no Brasil. Como é para você esta realidade?

O fato do número de campeonatos ter reduzido drasticamente é desmotivante.

Eu lembro de uma época onde em São Paulo havia seis campeonatos estaduais ao ano e que ainda havia quatro etapas do brasileiro, uma em cada estado.

Hoje não temos NENHUMA etapa do campeonato paulista e uma estapa do campeonato Brasileiro que só é realizada devido à boa vontade e dedicação da academia Rokaz e de marcas como a 4climb que está apoiando e patrocinando todos os eventos de escalada.

Tanto no cenário Indoor quanto em eventos que ocorrem na rocha.

Pelo cenário atual, podemos ver que algumas associações estão meio desmotivadas à realizar eventos que contribuiriam para a divulgação do esporte que logo logo poderá se tornar olímpico.

Temos que mudar essa situação com urgência!!!!!!

 

14 – Não há muitas novas revelações de jovens talentos como você na escalada. Você saberia dizer qual seria o motivo?

Eu tenho algumas teorias, mas o motivo certo eu não sei.

Deve ser algo relacionando com a adolescência ser uma fase onde os jovens só querem saber de sair, fazer amigos, excessos, etc.

Eu não os culpo, querendo ou não treinar requer sacrifícios não só na escalada como em qualquer atividade que você se propõe a praticar como tocar um instrumeto, ou jogar xadrez por exemplo, tudo demanda tempo e dedicação para que se possa aprimorar e melhorar a cada dia.

 

15 – A escalada na cidade de São Paulo há apenas dois locais para o treinamento de escalada. Na sua opinião porque há tão poucos locais em uma cidade que já teve 4 locais?

Bom, grande parte do motivo de São Paulo não ter mais 4 ginásios de escalada é meio que o monopólio do “mercado”.

Devido a grande diferença de acessibilidade e divulgação, uma empresa se sobrepõe a outra fazendo com que a mesma feche, criando um mercado onde há poucas opções, não sei se deu pra me entender, mas essa é uma das minhas teorias.

A outra teoria que pode estar associada à anterior, se deve à falta de motivação e divulgação da comunidade escaladora, fazendo com que, numa cidade grande como São Paulo, somente duas academias seja suficiente para satisfazer a “demanda” de escaladores.

 

16 – Você possui algum patrocinador, ou mesmo alguém (com exceção dos pais é claro) que apóie você?

Todos os meus amigos, tanto escaladores quanto da escolas e de outros lugares sempre me apoiaram e para eles eu só tenho à agradecer.

Eu estou com apoio da 90 Graus, o ginásio de escalada onde eu treino, e estou vendo de conseguir um apoio de uma loja de um amigo de artigos de esportes ao ar livre que se chama “ Casa do Brother”, estou a procura de patrocinadores como sempre, portanto uma ajuda sempre é bem-vinda, hahahahahah!!!!




Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.