Um dos locais mais impressionantes para escaladores, e não escaladores, é Pancas no estado do Espírito Santo.
Considerados por muitos como o Yosemite brasileiro, o local recebe este ano um grande encontro de montanhistas e escaladores.
O encontro tem como finalidade principal, além , é claro, realizar uma grande confraternização além de mostrar ao Brasil o potencial do lugar.
O Blog de Escalada procurou Luana Rebouças, que está ajudando na organização do evento, e ela concedeu entrevista.
1 – Como está sendo a organização do encontro de Pancas?
Organizar um evento como esse da trabalho, mas é muito gratificante. Quando definimos que Pancas iria receber o 6º Encontro Capixaba.
Definimos também que seria necessário abrir mais vias e com grau de dificuldade variado.
Foi aí que a diversão começou e deu-se início a temporada de conquistas e foi numa dessas que eu e mais 3 amigas fizemos nossa primeira conquista. http://gazetaonline.globo.com/
http://espn.estadao.com.br/
Agora já estamos na reta final e recebendo as inscrições dos participantes do evento.
2 – Como está sendo esperado pelos habitantes da cidade este encontro de escaladores?
Sempre que vamos escalar as montanhas próximas ao centro da cidade é possível ver que somos observados durante toda a via. Certa vez, quando desci de uma via, na base ao lado do carro, os moradores deixaram mexericas e outros nos esperavam para saber sobre nossa aventura.
E foi pensando nessa população hospitaleira que convive com as montanhas, que na praça central, haverá também uma parede de escalada para que eles tenham a experiência de subir paredes.
A secretaria de turismo de Pancas já enxergou o potencial que a cidade possui para os esportes de aventura e está colaborando para a realização do evento.
3 – O que os interessados devem esperar deste encontro?
O evento tem como objetivos a integração dos montanhistas, troca de experiências e divulgação das potencialidades capixabas para a escalada.
Por isso, a programação conta com trilhas guiadas nos dois dias de evento, palestra e workshop com Eliseu Frechou, sorteio de brindes, vias em diversas graduações para repetições e paredes ansiosas por conquistas.
4 – Qual o número de participantes esperado para este evento?
Para este ano esperamos cerca de 80 pessoas, dentre montanhistas e familiares.
5 – Como foi a resposta de empresas e marcas para ajudar a realizar este evento?
A Associação Capixaba de Escalada – ACE vem demonstrando as potencialidades do Espírito Santo e o crescente número de montanhistas ativos no estado, além da seriedade da instituição em realizar eventos.
E imagino que por esses motivos tantas empresas do segmento estão juntas conosco na realização do 6º Encontro Capixaba de Escalada.
A ACE é uma associação sem fins lucrativos, mas possui membros pró-ativos que como formiguinhas conseguiram apoios, divulgação, entre outras coisas importantes para que um evento como este tenha o sucesso esperado.
Além deles, tiveram importante papel as empresas 4 Climb, Equipe Sombra, Destak Percianas, Planeta Vertical, Resseg, Deuter, Conquista, Landspride, A5 Escalada, Alpen Pass, o montanhista Eliseu Frechou, a Secretaria Estadual de Turismo e a Prefeitura de Pancas.
7– Para quem estiver com vontade de prestigiar o evento como pode obter mais informações.
Para mais informações basta acessar www.ace-es.org.br ou pelo e-mail [email protected]

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.