[EXCLUSIVO] Entrevista com Fernando Oliveira, diretor da CURTLO

Voltando com a série de entrevistas com os nomes por detrás das grandes marcas de equipamentos outdoor aqui no Blog de Escalada, esta semana temos Fernando Oliveira, diretor da CURTLO.

A marca curtlo é hoje uma das principais marcas de equipamentos oputdoor brasileira, e é conhecida princialmente por sua qualidade do produto final inquestionável.

A marca também já foi grande apoiadora de campeonatos de escalada, porémn optou por se afastar. O próprio Fernando explica o motivo na entrevista.

Fernando foi muito solícito em responder todas as perguntas, não poupando palavras descritivas em nenhuma delas.

Para acompanhar a simpática entrevista leia abaixo:

 

1 – Como surgiu a idéia de criar a CURTLO?

Meu objetivo era buscar qualidade de vida e criar uma maneira de viver unindo trabalho, esporte, o convívio com a família e a liberdade!

Pratiquei judô, skate, trekking, mergulho, motociclismo e em 1988 me encantei com o Mountain Bike que deu início a ideia da CURTLO.

2 – Quais foram as principais dificuldades do início da empresa?

Todos os tipos, mas a primeira tentativa de venda da primeira Bolsa de Selim ocorreu da seguinte forma:

Assim que demonstrei o produto para o Sr. Eduardo, recebí o primeiro “estímulo”…

“ Quem vai usar isso? Eu não vou vender na minha loja…!

Apesar da frase ter atravessado como flecha, não desistir fazia parte do desejo.

Até hoje quando nos encontramos o Sr. Eduardo diz, “ Ainda bem que esse garoto não me ouviu!”

3 – Como são criadas as ideias dos produtos lançados pela marca?

Desenvolvimento de produto é o principal motivo de meu trabalho.

É muito bom sentar com toda equipe de fábrica e falar sobre o que há de mais novo em tecnologia, funcionalidade e ergonomia e como aplicá-los em nossos produtos.

Estou sempre em busca de novidades e principalmente da transferência de tecnologias para as indústrias nacionais.

Assim que uma ideia surge, reunimos a equipe de desenvolvimento e criação e montamos um protótipo que é enviado a atletas apoiados pela CURTLO para testes em campo em condições extremas.

Ao retornar as peças são alteradas de acordo com a avaliação para que realmente atendam seu propósito.

4 – A empresa patrocina e apóia alguns atletas. Quais são os critérios parase patrocinar uma pessoa?

Procuramos apoiar atletas em diferentes modalidades, muitos que hoje são destaques e consagrados através do esporte tiveram passagem pela CURTLO quando ainda amadores.

Não existe um critério estabelecido, sempre tivemos uma especial atenção aos atletas iniciantes.

Abrir as portas para novas modalidades e novos talentos é pensar no futuro e praticamos isso sempre que possível.

Um exemplo é o Felipe Camargo, revelação na escalada boulder, o atleta teve o apoio da CURTLO no começo de sua carreira que despontou ao longo deste ano de 2011, marcando a profissionalização e inserção dele no cenário mundial da escalada.

Caso a empresa venha a tomar conhecimento, o único fator impeditivo seria o apoio ao atleta que utiliza recursos não condizentes ao esporte para obter vantagens ou melhores resultados.

5 – A marca CURTLO está presente em alguns eventos de escalada. Qual é o critério utilizado pela empresa para apoiar um evento?

Os esportes pouco divulgados pela mídia estão carentes assim como os atletas e praticantes, estar presente significa valorizar a iniciativa e seus resultados.

Para os próximos eventos teremos ainda mais participantes.

6 – Se fosse para você resumir em poucas palavras para identificar a empresa, quais seriam esta palavras?

CURTLO, aonde você for!

7 – Na sua opinião o que mudou no publico alvo de hoje, com o da época quando a marca começou?

O consumidor que tem como hábito atividades outdoor está sempre a procura de produtos que tenham tecnologia associada a conforto e vem acompanhando a evolução tecnológica dos produtos e tecidos, com isso a resposta aos lançamentos e desenvolvimentos é mais rápida e assertiva.

8 – Há em alguns estados, como São Paulo, uma relativa retração de referenciais de escalada, como a quantidade de academias. Havia até mesmo a copa CURTLO de Escalada nos anos 90. Como você enxerga isso?

A Copa CURTLO de Escalada foi um momento especial para a empresa.

Apoiar atletas amadores significa poder proporcionar além de uma “degustação” do esporte e de sua conquista à aqueles que estão realmente no início da prática desta modalidade, como também revelar futuros talentos que venham no futuro a representar sua cidade, estado ou até o Brasil.

A organização de eventos e espaços para a prática de atividades vem realmente retraindo e isso é muito ruim para o esporte, a CURTLO espera que somando esforços entre empresários do segmento esportivo e recreativo, assim como atletas e empresas de comunicação possam juntos reativar esses eventos muito importantes para a sociedade em geral.

9 – Hoje quais são os principais desafios da Marca Curtlo para o futuro na sua opinião?

Mostrar para o mundo que o Brasil tem um tremendo potencial de produção, criação e desenvolvimento.

A transferência de tecnologia para o Brasil, capacitando a indústria para fabricação de produtos de alta tecnologia, tornará viável e acessível aos nossos atletas e consumidores o que há de mais novo disponível.

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.