[Exclusivo] Entrevista com Diego Reeberg (site Catarse)

Todo escalador tem um sonho de realizar algum projeto ambicioso. Os sonhos variam desde uma viagem para a África do Sul para fazer boulders até mesmo uma expedição para todos os oito mil metros de altura.

Porém nem todo mundo possui dinheiro de mão beijada para cumprir estes sonhos. Maioria trabalha, e da duro no dia a dia para os 30 dias de férias que todo trabalhador tem direito.

Publiquei aqui no Blog de Escalada uma dica de site para arrecadamento de fundos chamado “Kickstarter”. O site possibilita um tipo de “vaquinha” entre pessoas que se interessem por algum projeto. Pode ser desde uma peça de teatro como (porque não) um filme de escalada.

A cerca de um mês fui procurado pelos produtores de um site, o “Catarse“, que está crescendo agora no Brasil e pretende ser o correspondente ao seu “irmão” americano.

Devo adiantar que a idéia é muito interessante, e a possibilidade de poder realizar algo muito bem embasado é bem realista.

Procurei um dos criadores, Diego Reeberg, para falar mais sobre o site e em como ele pode ajudar a escaladores concretizarem seus planos de viagem.

1- Olá Diego , como surgiu a idéia do site Catarse?

Pra responder essa pergunta eu preciso, primeiramente, apresentar como é formada a sociedade do Catarse.

São três partes: eu, Diego Reeberg, o Luís Otávio Ribeiro e a Softa. Eu e o Luís somos estudantes de Administração na FGV-SP, a Softa é uma empresa de Porto Alegre que desenvolve produtos web.

Sobre como surgiu a ideia, temos dois lados da história. No meu e do Luís, a ideia de uma urgência de começar algo nosso, em Abril de 2010.

Pra isso, a gente resolveu procurar modelos de negócios interessantes fora do Brasil, já que nossas ideias próprias não eram lá muito promissoras.

Aí a gente conheceu o Kickstarter, site norte-americano que vocês já falaram nesse post. A gente ficou encantado pelo modelo, pois tinha tudo a ver sobre com a forma que pensávamos que um negócio deveria ter:

Colaborativo, conectado às mídias sociais e capaz de promover mudanças na sociedade.

Do lado do pessoal da Softa, a ideia veio do Daniel Weinmann. Ele é músico, dançarino de tango e, pra ele, a ideia surgiu como uma necessidade de financiar seus próprios projetos.

Só depois ele veio a conhecer o Kickstarter e se apaixonou ainda mais pelo modelo.

Em meados de Outubro, por um amigo em comum, a gente se conheceu e, uma semana depois, já estávamos juntos para começar o Catarse.

Nos dois lados, a gente viu que no Brasil era necessária uma iniciativa como essa, pois vimos que muitos bons projetos não conseguiam obter financiamento e ficavam engavetados por isso.

Como uma parte importante do processo é a curadoria, sabíamos que os sites estrangeiros não conseguiriam atuar no Brasil sem uma equipe própria.

Achamos melhor começar isso então nós mesmos, com uma plataforma que fosse do jeito que quiséssemos.

2 – Como o site funciona?

Vou colocar um passo a passo aqui pra ficar mais fácil de entender a lógica.

1) Pessoas que tem projetos criativos (artísticos, esportivos, negócios inovadores, jornalísticos, de design, etc.) enviam seus projetos para o site.

2) A gente faz um processo curadoria, pra colocar só projetos que consideremos relevantes para o Catarse e que sigam nossas diretrizes.

3) Os donos dos projetos definem, a) um objetivo de arrecadação; b) um prazo para o projeto ficar no site; c) fazem um vídeo atrativo; d) descrevem o projeto em 3 ou 4 parágrafos e; e) elaboram recompensas, ou seja, produtos, serviços e experiências que as pessoas que apoiarem o projeto receberão.

4) Ele começa a espalhar o seu projeto para amigos, conhecidos, familiares, fãs, aproveitando ao máximo as suas redes sociais.

5) As pessoas acessam o Catarse, clicam nos projetos, contribuem com quanto quiserem e escolhem uma das recompensas.

6) Se no prazo final o projeto captar pelo menos o seu objetivo, o dono do projeto fica com o todo o dinheiro arrecadado, menos as taxas (a gente cobra 5% desse valor e o meio de pagamento fica com algo entre 6% e 7%);

Se ele conseguir menos do que o seu objetivo, o dono do projeto não leva nada e a
gente devolve todo o dinheiro para os apoiadores.

3 – Para alguém interessado em aplicar o site na área de escalada (qualquer tipo), como o site seria útil?

A utilidade mais evidente é, através do Catarse, arrecadar fundos para alguma expedição, mas a gente vê muito valor em projetos que vão além disso, como, por exemplo, levantar dinheiro para fazer um documentário ou um livro de fotografias sobre a expedição.

Pode ser feito algum trabalho mais histórico também, sobre a evolução do esporte no Brasil, sobre as expedições mais famosas a determinado lugar,sobre os maiores escaladores do país.

Ou, até mesmo, se você tem alguma escola de esportes onde a escalada é uma modalidade e precisa de novos equipamentos e dar uma repaginada no lugar, pode
criar um projeto interessante para fazer essa reestruturação. Isso são apenas algumas ideias, existem inúmeras outras possibilidades, é só usar a criatividade.

Outro ponto: o Catarse também pode ser relevante como uma forma de divulgar o seu trabalho e a sua modalidade.

Além da própria rede social do escalador, muitas outras pessoas visitam o site diariamente e procurarão saber mais sobre o seu projeto, lembrando que para postar um projeto não há custos (ele apenas tem que ser aceito pelo nosso time de curadoria).

4 – Quais as garantias de segurança que o site provê ao usuário?

O Catarse é um site para aproximar e facilitar que, de um lado, pessoas postem projetos e, de outro, grupos contribuam financeiramente para aqueles projetos acontecerem.

A gente não tem, então, responsabilidade sobre como a pessoa gastará o valor levantado por ela para executar o projeto, mas fazemos um esforço para minimizar esse risco.

Nosso processo de curadoria, por exemplo, – que envolve conhecer o histórico da projetos da pessoa – é fundamental nessa etapa.

O site tem garantia de seguranças, por exemplo, em relação às transações financeiras. Utilizamos o MoIP como meio de pagamentos – e eles tem todo o expertise necessário para processar o pagamento de forma segura.

Para garantir que o dinheiro será repassado ao dono do projeto, temos o Termo de Uso que, assim que aceito pelos usuários, tem validade de contrato.

5 – Como está sendo o retorno e a visitação do site?

O site está no ar há 28 dias e acreditamos que a repercussão sobre ele tem sido muito boa. Já saímos em matérias da Folha, O Globo, Istoé Dinheiro, Galileu, Exame.com, PEGN, entre outros.

Vou colocar alguns números nossos desse primeiro mês de operação:

Número de visitantes únicos: 18.800

Número de pageviews: 114.000

Total arrecadado para os projetos: R$13.500

Número de projetos: 8

Quantidade de pessoas que já apoiaram pelo menos um projeto: 231

Número de usuários cadastrados no site: 1234

6 – Quais são os objetivos a médio e longo prazo?

A médio prazo temos dois grandes objetivos:

1) fazer com que essa modalidade de financiamento seja
conhecida pelo maior número de pessoas possível – ou seja, aqui há um grande trabalho de ensinar as pessoas sobre como funciona esse tipo de negócio, quais suas vantagens, como fazer para postar um projeto bacana, etc.;

2) trazer projetos sensacionais e er projetos sensacionais, jeto bacana, etc.seguir
funciona esse tipo de negos, empreendedores estojetos criativos no Brasil.ter ótimos casos de projetos bem sucedidos, o que é bem importante para validar o modelo.

A longo prazo a gente acredita que o financiamento colaborativo pode ser a grande forma de financiar projetos criativos no Brasil, nosso objetivo é virar referência nacional no assunto.

A gente quer que o Catarse seja percebido como uma vitrine de projetos fantásticos. Temos uma meta de que as pessoas entrem no site com o pensamento de “Qual projeto eu vou apoiar hoje?”, já que ela saberá que no Catarse ela irá encontrar algum projeto sensacional, que é do seu gosto.

Também pensamos em expandir a atuação do site para outros países da América do Sul, mas não

Faremos isso antes de atingir um grande público aqui no Brasil.

7 – Que conselhos teria você a dar a pessoas interessadas em realizar seus projetos no site?

Montem apenas projetos por aquilo que vocês são completamente apaixonados. Você vai precisar disso pra engajar o público que irá apoiar seu projeto, que é algo bastante trabalhoso.

Faça um bom planejamento antes de postar o projeto. É fundamental que você saiba exatamente quanto dinheiro irá precisar e como irá gastá-lo.

Ser financiado e depois não conseguir executar seu projeto pode manchar a sua reputação com seus apoiadores.

Como grande parte deles será de amigos, familiares e fãs do seu trabalho, são as pessoas que você menos quer decepcionar.

8 – Existe algum tipo de “abordagem do assunto” que é um caminho mais curto de realização de projetos?

Não existe nada para encurtar o caminho, para levantar dinheiro por esta modalidade, será exigido um grande trabalho, mas tem três pontos que podem fazer toda a diferença para o criador do projeto conseguir captar a grana que ele precisa:

a) Faça um vídeo de apresentação de tirar o fôlego. O vídeo é a primeira coisa que as pessoas acessam quando entram na página do projeto. Ter um vídeo bem feito, com um começo que prenda a atenção é importantíssimo para que mais pessoas resolvam apoiar seus projetos.

b) Elabore recompensas criativas e de valor. As recompensas tangibilizam o retorno de quem apoiará o seu projeto.
O ideal é que, além de apoiar o projeto porque você quer que ele aconteça, você seja também bem recompensado por isso.
E é sempre importante lembrar: formular recompensas criativas, com um texto bem escrito, até divertido, faz com que as pessoas que a lerem considerem o autor uma pessoa criativa, fundamental para conquistar novos apoiadores.

c) Comunique, comunique, comunique. Fale para todo mundo sobre sua ideia e seu projeto e não ache que você está fazendo demais.
Espalhar a ideia é importante tanto para conquistar novos apoiadores, como para as pessoas perceberem o quão apaixonado você é pelo projeto.

A gente montou um guia pra ajudar quem quer postar um projeto no site, ele está postado aqui.

9 – Quais são os tipos de projetos que mais obtem sucesso no site?

Como o site tem apenas 28 dias, nenhum projeto foi concluído ainda, mas, o que acreditamos, é que não dependerá de qual é o tipo do projeto, mas sim o fato de ser um projeto relevante, criativo, com algum quê de novidade e também – na verdade, acredito que seja o mais importante – em como o dono do projeto irá engajar a sua comunidade para apoiar o projeto.

Para conhecer mais sobre o site acesse: http://catarse.me/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.