A segunda pele modelo Hekard da marca HiTec tem como objetivo oferecer conforto térmico em um frio extremo, e ser item fundamental em um sistemas de camadas (jaqueta + fleece + segunda pele).
Segundo o seu fabricante, o produto tem rápida evaporação do suor e oferece bom aquecimento e conforto ao usuário.
O Teste
O equipamento foi testado em situações bem diversas uma das outras.
Foi testado em um camping na Serra da Mantiqueira em um final de semana de frente fria com temperatura mínima de 10º.
Foi testado no interior da argentina com alta umidade relativa do ar e baixa temperatura mínima de 5º.
Foi testado como uma espécie de pijama, para uma noite em um saco de dormir e isolante apropriado para a temperatura exterior.
Foi usado ainda para uma caminhada leve com temperatura de 18Cº abaixo de uma roupa de caminhada.
Não foi utilizado em áreas urbanas, somente em atividades de natureza.
Após o uso foi lavado normalmente em máquina de lavar, e secado à sombra.
Prós
Textura do tecido
Evaporação do Suor (CoolMax)
Conforto
Contras
Pouca resistência à abrasão
Notas
- Qualidade do Material de revestimento: 5
- Design: 5
- Acabamento:4
- Ergonomia: 5
- Relação Peso x volume :5
- Relação custo x benefício: 5
- Nota Final: 4.83
Opinião
O uso de segunda pele sempre foi uma assunto que despertava muitas dúvidas aos usuários. Principalmente pelos produtos disponíveis no Brasil não serem confortáveis e por vezes até mesmo áspero ao contato com a pele.
Os produtos disponíveis eram muito semelhantes, incluindo a cor e performance.
Por isso o produto da HiTec surpreendeu positivamente mostrando ser uma evolução de similares do mercado.
Tanto em conforto, quanto em tecnologia de tecidos que permite a evaporação do suor (tecidos com tecnologia CoolMax) cumpriu á risca todos os quesitos que uma segunda pele deve oferecer.
Entretanto o produto oferece algo não existente até então no mercado: sensação de conforto mesmo com variações de temperatura, e ao usa-lo em camadas.
Vale destacar ainda a preocupação da marca em confeccionar modelos com corte masculino e feminino.
O produto provou ser indicado a todos os níveis de usuário, sendo inclusive recomendado a quem já possui uma segunda pele e está insatisfeito com o seu rendimento.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Meu caro, parabéns pela materia! Eu só gostaria de saber se você indica o uso da roupa para expedições em cavernas, onde podemos entrar em água e estar em contato com insetos. Ou se me indica outro produto para a função.
Gratidão
Oi Danilo
Obrigado pela Sua mensagem…
Seguinte… Acredito que esta segunda pele não é indicada para ser usada em ambientes que podem se molhar. Nos meus testes fiz apenas para o uso indicado do equipamento.
Sua secagem após ficar encharcada quando a lavamos foi relativamente rápida. Mas não indicaria a usa-la em espeologia. Apenas para o camping noturno, caso esteja dentro da caverna. mas durante o uso em movimento não aconselho. até porque não chega a ser frio (acredito) como em Alta Montanha.
Aconselharia a usar á noite, no camping, e na caminha de volta que não fique submerso.
Abs
oi, to querendo comprar uma , qual o tamanho que vc esta vestindo?
Oi Thiago.
O tamanho que usualmente testamos é M. Mas acredito que o produto testado tinha tamanho único (mas nao me lembro no momento).
Eu tenho 1,70 e peso 68kg. Portanto você pode, pelas fotos e vídeo, verifica como ficou o caimento.
Abs