Amochila Aircontact 55+10 da marca Deuter tem como público alvo tanto aos iniciantes como também os mais experientes em viagens de escaladas, trekking ou simplesmente interessados em “mochilar”.
Segundo seu fabricante tem como principais características: ser muito resistente a abrasão, possuir alto confortável e capacidade de carregar pesado equipamento em expedições.
O teste
A mochila foi extensamente testada em diversas situações possíveis.
Foi testada em uma excursão pela Patagônia Argentina, presenciando o Petzl Roc Trip de 2012.
Foi utilizada em diversas viagens de escalada, carregando pesado equipamento de escalada pela Serra da Mantiqueira, Rio de Janeiro, Serra do Cipó e Lapa do Seu Antão
A mochila foi usada em várias caminhadas de dificuldade leve à moderada.
Foi utilizada ainda em mochilão pela Europa por 22 dias, passando por mais de 4 países carregando equipamento de escalada e roupas.
Foi carregada com um máximo de 25 kilos.
Durante algumas caminhadas enfrentou chuvas fortes.
Foi transportada em avião (com conexões e mudança de aeronave), trem, ônibus e porta-malas de carros.
Prós
- Resistencia a abrazão
- Capacidade de armazenamento
- Resistencia a água (com capa de chuva é totalmente impermeável)
- Acolchoamento nas costas
- Sistema de ventilação das Costas
- Robustez
Contras
- Peso próprio
- Qualidade dos zippers, velcros e fechamentos
- Possibilidade trancamento (cadeados ou abraçadores)
- Disponibilidade de cores de seus modelos
Notas
- Qualidade de material: 4.5
- Acabamento : 4.5
- Design : 4.0
- Ergonomia : 4.5
- Relação Peso x volume: 3.5
- Relação custo x benefício: 4.0
- Nota final:4.16
Opinião
A mochila Aircontact 55+10 durante as avaliações causou excelente impressão por sua robustez e facilidade de acesso ao conteúdo interno
Pelo seu desempenho e desenho parece ser indicada a quem fizer viagens que implicam carregar equipamento pesado e se mostrou indicada até mesmo para expedições de alta dificuldade técnica
Seu ponto forte é a qualidade dos materiais e seus excelentes acabamentos.
Para quem pretende dar um uso intenso por um periodo grande de tempo (mais de 2 anos) é o produto ideal
Por possuir materiais de qualidade seguramente possui grande longevidade.
Alguns dos zippers no momento de fechar apresentam desconforto com “travadinhas ” dificultando o ajuste rápido e ao longo do uso acavam estragando.
Entretanto seu zíper de rápido acesso no corpo frontal da mochila mostrou-se eficiente e extremamente prático.
Uma outra qualidade apresentada pela mochila é a sua capacidade de não reter sujeira em seu corpo mesmo após uma viagem a expedições em regiões desérticas.
Mesmo sendo utilizada com pelo elevado (acima de 20kg), não interferiu no equilíbrio do usuário, permitindo um deslocamento confortável.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.