Tida como o símbolo maior do montanhismo mundial o Monte Everest inspira muitos a escrever sobre ele.
Everest que hoje grande vítima da exploração desenfreada por turistas e curiosos endinheirados que se aventuram na rota mais fácil que faz parte da sua face sul.
Entretanto se a tentativa for pela face norte, considerada mais difícil e mais técnica, há um glamour maior, até porque requer que a pessoa seja um escalador e montanhista completo.
Pensando nisso o americano Matt Dickinson procurou fazer um estudo mais aprofundado do que popularmente chama-se “a frebre do cume”.
Presente no acidente que serviu de inspiração para outra obra (No ar rarefeito de Jon Krakauer) Dickinson faz uma abordagem não tão apaixonada e aproximando-se mais de perguntas menos pacionais e mais racionais para a prática de alta montanha.
Acostumado a realizar documentários com temática de alta montanha, fica nítido em sua obra a influência na sua maneira de escrever e expor os conflitos.
Não seria exagero nenhum colocar o livro “Everest – escalando a Face Norte” como uma das obras mais racionais e menos passionais existentes na literatura de montanha.
Ficha Técnica
- Título: Everest Escalando a Face Norte
- Autor : Matt Dickinson
- Edição: 1a.
- Ano: 2007
- Número de páginas: 222
- Editora: Editora Gaia
Onde Comprar
http://www.estantevirtual.com.br/