Everest com Ewan McGregor: O que se sabe sobre o filme de George Mallory?

Conforme anunciado pela Revista Blog de Escalada em primeira mão, um novo filme sobre o Monte Everest foi encomendado. A produção terá como protagonista o ator escocês Ewan McGregor, que irá interpretar o montanhista inglês George Mallory.

A biografia de George Mallory foi também abordada em artigo completo, logo após o anúncio do filme ‘Everest’, escrito por Doug Liman e terá elenco com Ewan McGregor e Sam Heughan como dois montanhistas rivais, que, em 1921 partiram para o Nepal na tentativa de se tornarem os primeiros a estar onde nenhum homem havia estado antes: o topo do mundo.

O Monte Everest somente foi escalado, subindo ao topo e voltando vivo, em 29 de maio de 1953 pelo neozelandês Edmund Hillary e seu guia nepalês Tenzing Norgay. Portanto, somente 30 anos depois da tentativa que vitimou George Mallory que o Monte Everest foi escalado.

O que se sabe sobre ‘Everest’?

Ewan McGregor

Em média, um filme de Hollywood leva aproximadamente 871 dias desde o anúncio ao lançamento. A etapa mais demorada é a pós-produção, que leva quase um ano (301 dias), seguido pela pré-produção (146 dias). Curiosamente, a parte mais rápida nesse cronograma são as filmagens.

As comédias são o gênero de cinema mais rápido de fazer, levando 755 dias, enquanto os de aventura (que é o caso de ‘Everest’) são os que demandam mais tempo, chegando, em média, a 1.103 dias.

Assim, para quem anseia ver detalhes da vida de George Mallory, tenha em mente que somente no final de 2023 é que acontecerá o lançamento do filme. Mesmo assim, o diretor e produtor norte-americano Doug Liman terá em seu elenco nomes de várias estrelas e equipe de produção considerada talentosa.

Do que já foi divulgado pelo site Deadline, nomes como o astro Ewan McGregor como George Mallory, Mark Strong como Arthur Hinks (membro da Royal Geographic Society que escolheu Mallory), Sam Heughan como o químico e excêntrico montanhista australiano George Finch e o antagonista de Mallory, foram confirmados.

Ewan McGregor

De acordo com os site Variety, Doug Liman começará a produção de ‘Everest’ em “algum momento de janeiro de 2022”, com as filmagens ocorrendo na Inglaterra e Itália. Ainda não foi revelado quanto tempo vai durar a produção ou se algo será filmado em locações no Monte Everest. Quando as câmeras começarem a rodarem terá passado mais de uma década que Liman começou a trabalhar no projeto.

Durante uma apresentação em um evento Pré-Cannes em junho de 2021, o diretor Doug Liman, que também é montanhista, revelou seu desejo de fazer o Monte Everest parecer o mais formidável possível, afirmando que “Tenho a intenção de fazer do Monte Everest um inimigo perigoso e mortal. A montanha é um personagem deste filme”.

Sites de cinema já relataram que que não apenas Liman era um montanhista dedicado e ativo, mas também fã de longa data de George Mallory e das misteriosas circunstâncias de seu desaparecimento em 1924 durante sua terceira tentativa de escalar a montanha mais alta do planeta. O diretor ainda não revelou se esta parte da história de Mallory será incluída no filme.

Ewan McGregor

O diretor também descreveu a produção como o “filme de aventura definitivo”, explicando que a expedição que ele dramatizará resultou nas primeiras 11 mortes registradas no Monte Everest.

Quando o filme ‘Everest’ chegar aos cinemas em algum momento no futuro próximo, ele apresentará o trabalho de câmera do diretor de fotografia Martin Ruhe. O filme mais recente de Ruhe, ‘O Céu da Meia-Noite’ , foi cheio de fotografias de tirar o fôlego. O diretor de fotografia Martin Ruhe também participou de incluem ‘American Pastoral’, e ‘Um Homem Misterioso’.

O roteiro de ‘Everest’ foi escrito por Sheldon Turner, cujo trabalho de roteirista em ‘Amor Sem Escalas’ lhe rendeu um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar em 2010.

Precisamos de outro filme ‘Everest’?

Ewan McGregor

Mas não houve um filme chamado ‘Everest’ que foi lançado não há pouco tempo? A resposta é sim, mas o ‘Everest’ de 2015, de Baltasar Kormákur, contou a história da tragédia de 1996, que tirou a vida de oito montanhistas em uma nevasca.

A história de Doug Liman, mudará o foco para a primeira expedição britânica ao Monte Everest, que foi realizada em 1921, alguns anos depois do fim da Primeira Guerra Mundial e de um Império Britânico em busca de vitória e glória no cenário mundial.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.