EUA identifica escaladores que vivem em motorhome como um fator de risco

Nos EUA, pelo menos 200 milhões de americanos em 22 estados foram convidados a ficar em casa, na tentativa de impedir a propagação do novo coronavírus. Mas como você “fica em casa” quando sua casa é móvel?

No país, é muito comum que escaladores não possuam uma residência em um imóvel, mas em um motorhome. Não somente escaladores, mas várias pessoas que são adeptas ao vanlife, uma vida nômade de pessoas que optaram para explorar a vivência de morar em vários lugares por ano.

Muitos deles são conhecidos como dirtbags, uma espécie de pessoa que vive em um regime de quase mendicância e que pratica alguma atividade. A grande maioria dos dirtbags são escaladores e surfistas. Outros encontraram no #VanLife uma maneira de maximizar a aventura feita para o Instagram e uma solução para o aumento dos custos de moradia.

Hoje, a maioria deles moram em seus motorhomes (geralmente adaptados de furgões usados) e fazem uma peregrinação de uma costa para a outra dos EUA, visitando os melhores locais de escalada do país: Red River Gorge, Indian Creek, Joshua Árvore, Red Rock, Yosemite, Eldorado Canyon, Smith Rock, The Neeedles, etc.

Acampamentos fechados

O fechamento de acampamentos e instalações básicas (públicas e privadas) teve um impacto imediato na comunidade de motorhomes, vanlife e RV.

Agora, o novo coronavírus os deixou na terra de ninguém. Quando todas as classes sociais obedecem à regra de “ficar em casa”, onde quem mora em um veículo estaciona ou passa a vida viajando de um lugar para outro?

De repente, os dirtbags não são mais bem recebidos. Seu caráter itinerante é, atualmente, a maior ameaça imaginável para a disseminação do novo coronavírus. A maioria dos motorhomes e trailers não tem muito espaço para armazenar alimentos.

As cozinhas podem variar das mais básicas (como um fogareiro e um refrigerador) às vans mais construídas com pequenos refrigeradores e despensas. A falta de espaço significa que o estoque de suprimentos pode ser difícil, exigindo mais visitas ao supermercado e, consequentemente, mais exposição ao vírus.

A vida normal da van, na verdade, não envolve grande quantidade tempo dentro do veículo. As pessoas adeptas a este estilo de vida costumam andar de bicicleta, fazer caminhadas e explorar onde estiverem.

Até o momento, pelo menos 29 estados (incluindo lugares como Califórnia, Colorado, Flórida, Washington e Nova York) fecharam ou atrasaram a abertura de seus parques de campismo. Os parques nacionais dos EUA, também fecharam.

Saúde pública inexistente

Os EUA não possuem sistema de saúde público. Além disso, alguns vanlifers possuem seguro saúde de determinados estados que, por conta do contrato, não cobrem despesas médicas em outros estados. Toda a mídia mundial aponta para o problema dos EUA não possuir um sistema público de saúde.

Para fazer um exame, ou mesmo tratar-se, muitas famílias podem vir a falir. Este é o caso de todos os vanlifers do país, que vivem sob condições de gastos mínimos. Todos estes ingredientes fizeram o país tornar-se o epicentro do coronavírus. Pois não há sistema público e as consultas são caríssimas.

Portanto, o resultado de um problema que nunca foi resolvido, cerca de 70 milhões está sem assistência ou com planos precários. Especula-se que aproximadamente entre 100 a 200 mil pessoas irão morrer em decorrência do novo coronavírus.

Esta é uma previsão baseada em estudos, mas a realidade pode ser bem mais que isso.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.