Estudo recente revela as atitudes que atletas possuem que os tornam campeões

A busca para o caminho da grandeza esportiva, alguns atletas acreditam que o caminho deve ser livre de qualquer obstáculo, enquanto outros dizem que estes desafios são instrumentos para desenvolver o talento. Agora um estudo recente sugere que o que realmente distingue os campeões é a maneira que se comportam diante do desafio e se sobrepõe a eles.

“Concluímos que existem características psicológicas universais entre aqueles que aspiram chegar ao tipo”, afirma o professor Dave Collins, principal autor da pesquisa, assim como presidente e diretor do Instituto de Coaching e Rendimento da Universidade de Central Lancashire. O diretor afirma ainda que “Já temos uma boa ideia do que fazem as pessoas acima da média e como podemos ajuda-los a alcançar o rendimento máximo”.

atitude

Foto: https://www.si.com

Ao entrevistar atletas de esportes variados como futebol, remo, esqui e artes marciais, Collins, e seus colaboradores, trataram de encontrar características distintas entre o melhor dos melhores, o mediano e os que não conseguiram. Para cada participante, pesquisaram minuciosamente informações obre sua trajetória profissional, os desafios percebidos e as reações do participante antes cada obstáculo. As perguntas das entrevistas também extrapolaram o compromisso dos participantes com relação aos esportes, incluindo suas interações com treinadores e familiares.

Os resultados mostraram que os atletas de elite expressaram um impulso interno e um compromisso com suas modalidade que seus “quase” grandes colegas careciam. A elite se aproximou da informação de uma atitude de “nunca estar satisfeito”, enquanto que os “quase” poderiam evitar o desafios em exercícios de treinamento. Depois de uma lesão ou fracasso, os atletas de alto rendimento estavam decididos a voltar a seus esportes mais fortes que nunca. Por outro lado, os atletas de baixo rendimento expressaram estarem surpresos com seus fracassos, dizendo como perderam o entusiasmo após estes incidentes.

atitude

Foto: http://www.radiotimes.com

Apesar destas diferenças nas atitudes dos atletas, houve uma  variação surpreendentemente pequena na natureza ou no número de desafios em si. Todos tiveram incidentes traumáticos aproximadamente comparáveis durante suas carreiras. Mais que os próprios desafios, as diferenças se reduzem a como os atletas reagem a estes obstáculos e às atitudes positivas. O sentimento de “aprender com a derrota” dos campeões.

“Na nossa investigação estamos organizando um sistema de regras para servir de guia para que um técnico saiba o que deve fazer e que habilidades deve ter um atleta.”, afirma Collins. O pesquisador ainda acrescenta que “Além disso, estas características também são válidas para outras áreas, desde o esporte à música ou a qualquer disciplina.”

Comentário

Sempre observamos atletas que treinam igual, ou de forma parecida, como as escaladoras Shauna Coxsey e Leah Crane, ou  um titular e seu reserva em uma partida de esporte coletivo. Apesar de fazerem o mesmo, os resultados são distintos, e este estudo demonstra o que está por atrás dos resultados.

atitude

Ou seja, “a atitude é mais importante que as aptidões” como já havia dito Winston Churchill. Thomas Jefferson também disse que “nada pode deter um homem com a atitude metal correta de alcançar sua meta, assim como nada no planeta pode ajudar ao homem com a atitude mental equivocada”. David Lynch também citou uma vez que “a atitude de um homem é de alguma maneira, a maneira que é a sua vida”.

Grandes pessoas com grandes conquistas. Recentemente um vídeo (assista abaixo) de Michael Phelps, considerado o melhor nadador de todos os tempos, e seu técnico Bob Bowman falam sobre como enfrentar os treinamentos, negócios e a vida.

Declarações de Michael Phelps

Ensinamentos de Bob  Bowman

Bibliografia

Dave Collins, Áine MacNamara, Neil McCarthy. Super Champions, Champions, and Almosts: Important Differences and Commonalities on the Rocky Road.Frontiers in Psychology, 2016; 6 DOI:10.3389/fpsyg.2015.02009

Frontiers. “Attitude makes a champion, study shows: Attitude distinguishes champions on the bumpy road to success.” ScienceDaily, 25 April 2016. https://www.sciencedaily.com/releases/2016/04/160425112257.htm

Tradução autorizada de: http://elementerytraining.blogspot.com.br

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.