Estudo de Universidade dos EUA afirma que magnésio líquido 80% mata vírus do COVID-19

Um estudo da Universidade do Colorado indica que a magnésia líquida com uma concentração de álcool de 80% pode eliminar totalmente o vírus COVID-19 em minutos. Seu uso seria semelhante ao do gel desinfetante.

De acordo com a publicação de Kevin Corrigan para a revista norte-americana Climbing, um estudo liderado por Ross Kedl, escalador e professor de imunologia da Universidade do Colorado, confirma que o uso de magnésio líquido, com pelo menos 80% de concentração de etanol, elimina totalmente o vírus SARS-CoV-2, que causa o COVID-19.

Lembrando que mesmo o uso de magnésio líquido não substitui em nada todas as medidas de segurança de saúde pública implementada pelos governos ao redor do mundo. Portanto, hábitos de higiene e distanciamento social ainda são armas a serem amplamente implementadas no combate à pandemia.

O estudo, cujo status é desconhecido em uma publicação revisada por pares, demonstraria que o magnésio líquido com altas concentrações de etanol se comporta de forma semelhante aos géis desinfetantes recomendados para prevenir o contágio. No entanto, Kedl destaca que o etanol em si não é a única coisa que impede o vírus, pois os produtos químicos da magnésia também contribuiriam para o processo.

A pesquisa do professor Kedl na Universidade do Colorado usou o verdadeiro vírus SARS-CoV-2 em suas amostras, ao contrário do estudo recentemente anunciado pela Associação Britânica de Paredes de Escalada, que usou vírus diferentes que poderiam se comportar de maneiras diferentes.

Chaves para magnésio líquidos para prevenir a transmissão do vírus SARS-CoV-2 em paredes de escalada:

  1. A concentração de álcool (ou etanol) deve ser superior a 65% (de acordo com a publicação discutida nesta nota), embora a eficácia comprovada tenha sido alcançada na concentração de 80%.
  2. Nem todas as marcas de magnésia líquida usam a concentração de álcool necessária. É importante verificar os dados antes de confiar em sua eficácia.
  3. A utilização da magnésia líquida, no âmbito da escalada desportiva em paredes artificiais, deve ser semelhante à do gel desinfetante: não basta uma aplicação, será necessário utilizá-la constantemente, antes e após a pega, permitindo sempre seque antes de pegar qualquer objeto.
  4. O uso de magnésio líquido não substitui o distanciamento social ou o uso de máscaras. Ambos são essenciais para reduzir a possibilidade de infecções.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.