Estudo científico explica porque em tempos de COVID-19 não se pode fazer exercício perto dos outros

A regra típica de distanciamento social que muitos países aplicam é entre 1 e 2 metros. Este afastamento social parece eficaz quando alguém está parado dentro de estabelecimentos. A regra também vale para quem está em ambiente aberto com vento fraco.

Mas quando alguém sai de casa para passear, correr ou pedalar, é melhor ter mais cuidado.

Quando alguém está correndo e respira, espirra ou tosse, essas partículas ficam para trás no ar. Desta maneira, a pessoa que está correndo atrás de você no chamado cone de aspiração (também conhecido como slipstream) atravessa essa nuvem de gotículas.

Créditos: https://www.demorgen.be

Pesquisadores da holanda e bélgica chegaram a essa conclusão simulando a ocorrência de partículas de saliva de pessoas durante o movimento (andando e correndo) em diferentes posições.

As posições foram:

  • Próximas umas das outras
  • Diagonal atrás uma da outra
  • Diretamente atrás uma da outra

Normalmente, esse tipo de pesquisa é usada para melhorar o nível de desempenho de atletas, pois permanecer próximo uma ao outro é uma estratégia eficiente. Mas, em tempos de pandemia de COVID-19, a recomendação é ficar fora deste fluxo, de acordo com a pesquisa.

O estudo foi realizado pela KU Leuven (Bélgica) e TU Eindhoven (Holanda). Os links para acessar os estudos estão disponibilizados no final do artigo.

Créditos: https://www.demorgen.be

Os resultados do teste são visíveis em várias animações e gráficos. A nuvem de gotículas deixadas para trás por uma pessoa é claramente visível. Os pontos vermelhos na imagem representam as maiores partículas. Eles criam a maior chance de contaminação, mas também caem mais rapidamente.

Ao atravessar essa nuvem, eles ainda podem pousar em sua roupa.

Com base nesses resultados, os cientistas aconselham que, para caminhar de maneira segura a uma distância de pessoas que se movem na mesma direção em linha, deve ser de pelo menos 4 a 5 metros. Já para uma distância segura para atividades como corrida e ciclismo lento deve ser de 10 metros. Para uma pedalada mais forte no mínimo 20 metros.

Com a necessidade de afastamento tão grande entre as pessoas, é necessário também entender que, no momento, é importante respeitar os pedidos dos governos estaduais e municipais de afastamento social. Ficar em casa, sem sair para praticar exercícios, é o ato mais responsável para evitar a disseminação do COVID-19.

Bibliografia

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.