Brasileiro faz ascensão no Aconcágua em estilo alpino solo

O montanhista André Perlatti é um apaixonado por montanhas. Foi ainda na faculdade de propaganda e marketing que teve contato com o esporte e, de lá para cá, não consegue mais ficar longe da altitude. As longas caminhadas diárias em solitário o ajudam a se conectar com a natureza

Recentemente André Perlatti fez ascensão no Aconcágua (6.962 m) em estilo alpino solo. A escolha é pouco comum nos dias de hoje, pois o brasileiro estava sem guia, sem companheiro e sem contratar empresa de alimentação.

No currículo, além das maiores montanhas do Brasil como Pedra da Mina (2.798 m), Pico dos 3 Estados (2.665 m), Pico dos Marins (2.420 m) e Monte Roraima (2.810 m). Atualmente Perlatti, está tentando concluir o projeto 7 cumes e 7 vulcões.

Estilo alpino

estilo alpino

estilo alpino

O estilo alpino se refere a forma como ser pretende chegar ao cume de uma montanha. Neste estilo, o montanhista carrega tudo que precisa, sem uso de cordas fixas, da base até o topo sem ajuda.

O estilo é o oposto do estilo excursionista, onde ser utiliza carregadores, subindo e voltando até buscar todo o necessário.

Por estar sozinho e autossuficiente, estilo pouco comum nos dias de hoje dada a requintada infraestrutura oferecidas por agências de turismo especializadas, a mochila de André Perlatti pesava inicialmente entre 35 e 40 kg.

Frio intenso

estilo alpino

estilo alpino

No dia da conquista, às 14:00, horário que Andre Pelartti alcançou o ponto culminante foi registrado -17℃. A sensação térmica era de -30℃ devido aos ventos de 55 a 65 km/h.

As condições ocasionaram a perda de sensibilidade em 2 dedos da mão e 2 dedos do pé. Espera-se que dentro de algumas semanas a condição seja revertida ao normal .

There are 2 comments

  1. Valladares

    Nos dias de hoje, vemos muitos casos de esportistas solo, temos o mais rápido, o que carrega mais peso, o que carrega o mínimo possível e por ai vai…, não critico a forma de fazer, o estilo de cada um, mas isso gera um comportamento midiático sobre como devemos fazer as coisas e é preciso discutir isso em um campo aberto, ou teremos atletas/pessoas comuns repetindo feitos como esse.

    Sucesso na empreitada

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.