Estatísticas: Por que Adam Ondra é o escalador esportivo mais bem-sucedido de todos os tempos?

A semana antes do Natal foi muito agitada para Adam Ondra. Na quinta-feira, 23 de dezembro, ele adicionou outra primeira ascensão de uma via graduada como 9b francês (12b brasileiro) à sua lista de cadenas. A via encadenada na área de rocha calcária de Byci Skala, na República Tcheca, era curta, íngreme, cinza e relativamente desprovida de qualquer coisa que pareça uma agarra utilizável. Detalhe, a falésia é perto da casa de Adam Ondra.

Como dito no primeiro parágrafo, Adam Ondra é o escalador esportivo mais bem-sucedido de todos os tempos quando se trata de escalar vias esportivas difíceis. Ondra escalou 24 vias de 9b a 9c francês (12b a 13a brasileiro). Nas últimas semanas, o tcheco adicionou ao seu caderno três vias:

  1. A primeira foi Erebor, graduada em 9b+ francês (12c brasileiro) e conquistada por Stefano Ghisolfi e a decotou para 9b francês (12b brasileiro).
  2. A segunda foi a versão direta e mais difícil, que foi a linha original aparafusada por Ghisolfi, e chamada de The Lonely Mountain. Ghisolfi fez a primeira ascensão algumas semanas atrás, pouco antes de Ondra repeti-la e dizer: “Um pouco mais difícil do que Erebor, na verdade a primeira parte é mais curta, mas envolve um ponto crucial realmente difícil. Difícil de nivelar, mas provavelmente não quebra a barreira 9b francês (12b brasileiro)“.
  3. A terceira foi outro 9b francês (12b brasileiro), batizada de Taurus, na República Tcheca.

Nenhum outro escalador esportivo escalou uma dúzia de vias 9b francês (12b brasileiro) ou mais difíceis, muito menos duas dúzias. O mais próximo é Alex Megos, que escalou sete 9b francês (12b brasileiro) ou mais.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.