Estão suspensas as buscas dos montanhistas americanos no Paquistão

Conforme anunciado pela Revista Blog de Escalada, os montanhistas americanos, Kyle Dempster e Scott Adamson, estavam desaparecidos após uma tentativa de ascensão de uma montanha na cordilheira do Karakoram. A dupla saiu do campo base e após 10 dias não deram mais notícias. A ausência de notícias mobilizou a equipe da expedição procurar viabilizar um resgate. Para que as buscas pelos dois fosse viabilizada, um projeto de financiamento coletivo foi criado e acabou arrecadando quase US$ 200.000.

Resgatistas no Paquistão se mobilizaram no último sábado, 3 de setembro, dia considerado chave para a operação de resgate da dupla por conta da janela de bom tempo que a meteorologia previa.

financiamento-coletivo-2

Após várias tentativas exaustivas, a equipe de resgate não teve nenhum êxito e, por conta disso, especialistas dos EUA, Paquistão e Europa chegaram a um consenso de que há poucas possibilidades de encontrar qualquer rastro de Dempster e Adamson na montanha Baintha Brakk (7.285 metros de altitude). A montanha é conhecida também como “The Ogre”.

Pelo tempo que passou desde que a dupla foi vista pela última vez (totalizou 10 dias) e também pelo mal tempo que se abateu na montanha, o risco o qual a equipe de resgate enfrentaria em mais tentativas seria gigantesco. Diante deste cenário a suspensão das buscas foi tomada pelos especialistas junto com a família de Kyle e Scott.

Kyle Dempster é montanhista consagrado e mundialmente conhecido por seu filme “Road to Karakol“, o qual ganhou vários prêmios em prestigiados festivais de filmes de montanha no mundo inteiro. Scott Adamson é escalador que fez grande parte de sua carreira em montanhas no Alasca. Ambos os escaladores eram naturais do estado americano de Utah.

Em comunicado de Jonathan Thesenga, publicado no site da Black Diamond, já dava como certo o falecimento da dupla. Leia o comunicado abaixo.

Foto topo: Nathan Smith | Associated Press

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.