Escaladores são multados por escalar em lugar proibido em Minas Gerais

Foto: http://guiadoviajante.com

Foto: http://guiadoviajante.com

Apesar de nem ser digno de nota, mas quanto mais se falar as pessoas (quem sabe um dia) internalizarão uma consciência social.

Por meio de uma nota oficial, a Federação Mineira de Escalada e Montanhismo divulgou um fato ocorrido no último feriado do dia 12, e aproveitou a fazer um pedido para que todos tenham um respeito às proibições até que elas sejam negociadas por ela mesma com os órgãos competentes.

Resumindo o geral do ocorrido: (o relato na íntegra você lê logo abaixo) dois escaladores “espertinhos” foram escalar em local proibido e foram autuados. Perderam o equipo, dinheiro e todos os escaladores do estados foram prejudicados com isso.

O que já vi de escaladores querem dar uma de “espertinho” é uma enormidade. Quando a pessoa não tem um mínimo de caráter é difícil explicar o que é “respeito”.

Com certeza absoluta nunca ouviu falar da frase que “o direito individual não deve prevalecer sobre o coletivo”. Insistindo em não respeitar, e propagando aos quatro ventos que não faz parte da sociedade e que desrespeita toda e qualquer lei em qualquer lugar.

Atitude como estas apenas atrapalha toda a comunidade escaladora interessada em escalar no local proibido, e espera a negociação com as representatividades competentes.

Se não está satisfeito com as representatividade de seu local, se candidate e faça você mesmo.

Caso contrário aprenda a respeitar leis.

Faz parte de viver em uma democracia respeitar as leis.

Só para exemplificar como não é tão pouca assim a quantidade de escaladores sem moral, há escaladores brasileiros planejando ainda “invadir” o Valle Encantado, na Argentina, com ou sem proibição.

Nunca é demais lembrar (apensar da pressão de escaldores e entidades do Brasil fazer pressão para abafar o caso) que um escalador sem caráter derramou deliberadamente solvente químico no rio Limay , além de enterrar seu lixo por lá.

O falso professor de yoga segue sem punição por parte da comunidade brasileira.

Porque abordo sempre o tema com palavras tão diretas?

Imagine se vem um estrangeiro por aqui, e , por exemplo, defeca em vários lugares  na Serra do Cipó, ou insiste em escalar na gruta da Lapinha-MG.

Qual é seu sentimento quanto a isso?

Leia abaixo a nota da FEMEMG

Caros escaladores e montanhistas,

A Associação Mineira de Escalada (AME), em parceria com a Federação de
Montanhismo e Escalada de Minas Gerais (FEMEMG), está trabalhando em prol do não fechamento de áreas de escalada e montanhismo em nosso estado. Nosso trabalho é atualmente realizado em Unidades de Conservação, junto aos Conselhos Consultivos e Gestores de Parques, APA´s e Monumentos Naturais.

Porém, lamentavelmente, no último feriado (10 à 12 de Outubro de 2009), dois escaladores foram “pegos” escalando, de forma ilegal no Parque Estadual da Serra do Intendente, no distrito de Tabuleiro, município de Conceição do Mato Dentro – MG. Os mesmos foram autuados por autoridades do parque e pela Polícia Militar, sendo seus equipamentos apreendidos, multados (conforme legislação ambiental), além do Estado entrar com processo jurídico por invasão à Unidade de Conservação.

Estamos realmente preocupados com o ocorrido e de forma alguma apoiamos atitudes de escaladores como as relatadas neste comunicado.

É importante salientar que estamos vivenciado um período “delicado” perante as atividades de escalada e montanhismo dentro de nossas Unidades de Conservação e, portanto, pedimos, mais uma vez, para que NÃO ESCALEM em Unidades de Conservação sem autorização prévia e formal dos órgãos gestores competentes (EX:
MACIÇO DA LAPINHA, MACIÇO DO BAÚ-MG, MACIÇO DA REI DO MATO, CACHOEIRA DE TABULEIRO,
ENTRE OUTRAS ÁREAS).

Cabe salientar que as atitudes incorretas de um ou vários escaladores e montanhistas podem realmente atrapalhar todo o trabalho de abertura regular,organizada e legal de áreas de escalada e montanhismo.

Agradecemos a compreensão de todos.

Associação Mineira de Escalada (AME)

There are 2 comments

    1. Luciano Fernandes

      Leonardo

      Caso o comentário tenha qualquer palavrão, ser agressivo ou algo assim ele é apagado automaticamente pelo sistema, que possui uma lista de expressões que não são aceitas no site. Juno a isso, caso o comentário tenha qualquer link colado, ele também é apagado pois valorizamos o nosso espaço e para anúncios qualquer pessoa tem de pagar.

      Muito provavelmente o seu comentário deve ter se encaixado em um destes casos

      Att

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.