Os escaladores Luiz Gustavo Francischetto e Tetê Motta junto com um casal local de Rastro de São Pedro, em Arcos-MG inauguraram um novo abrigo de escaladores na região.
Atentos à vontade de Teco e Dalva, casal de moradores arcoenses, frequentemente manifestavam a vontade de abrigar escaladores, e obter alguma renda com isso.
Aproveitando da boa relação que existe entre escaladores e moradores locais, Francischetto e Motta entraram em negociação com os proprietários até chegarem a um denominador comum para a inauguração do local.
Batizado de Abrigo Base funciona em uma simples, mas charmosa, casa de roça a 2 km do local de escalada.
A estrutura conta com quarto coletivo com 4 camas de solteiro, dois quartos de casal, sala de convívio, cozinha e banheiro com banho quente.
Segundo informou o casal de escaladores o local aceita os animais domésticos de quem for ficar hospedado no local.
Apostando na simplicidade e minimalismo os administradores do abrigo sugerem levar roupa de cama ou saco de dormir além de toalha. Caso alguém não tenha há a opção de aluguel de roupa de cama e banho.
Uma outra iniciativa inovadora e interessante do abrigo é que 10% do que for arrecadado será revertido em chapeletas na conquistas de mais vias de escaladas.
O Abrigo já conta com fanpage no Facebook.
Arcos-MG
A cidade mineira de Arcos possui pouco menos de 40.000 habitantes e está a 210 km da capital Belo Horizonte, 490 km de São Paulo-SP (via Fernão Dias) e 570 km do Rio de Janeiro.
O local de escalada de Arcos-MG possui hoje cerca de 150 vias dos mais variados graus, e recebe um público próximo a 50 escaladores por dia (em fins de semana).
As chapeletas utilizadas para equipar o local são compradas com o valor arrecadado da venda do Guia de Escaladas que no momento está passando por uma reformulação.