Escaladora realiza campanha para incluir a escalada nos Jogos Universitários Brasileiros 2020

Por iniciativa própria, a escaladora Ana Laura Martins, de Brasília e integrante da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), iniciou uma campanha para a inclusão da escalada na fase final dos JUBs 2020. A data de realização é em outubro deste ano em Brasília.

A CBDU é a entidade máxima da administração do esporte universitário brasileiro e é responsável pela gestão e organização das competições e eventos esportivos entre universitários de todo o Brasil. O maior evento realizado pela CBDU são os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A CBDU é apoiada pelo Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Atuando na CBDU como assessora técnica, Ana Laura iniciou a campanha por ser escaladora e por querer ver o esporte inserido na competição universitária. A iniciativa de Martins pode, indiretamente, contribuir para que exista um novo ciclo de revelações de novos talentos para a escalada.

A campanha da brasiliense, iniciada em uma rede social, possui a intenção, entre outras coisas, de colocar no calendário de competições de escalada no Brasil os JUBs e revelar novos talentos para o esporte. Atualmente o calendário de competições de escalada no Brasil possui poucas provas.

Atualmente maiorias das competições de escalada no Brasil somente são organizadas pela liga independente que organiza os campeonatos de escalada. Eventos esportivos como o JUBs e a Liga Nescau não despertaram interesse da entidade desde a sua criação.

Mundial de Escalada Universitária já existe

Apesar de parecer novidade para o público brasileiro, a escalada já possui um Campeonato Mundial de Escalada Universitária 2020. A inclusão da escalada nos JUBs iria contribuir para a classificação e participação de atletas neste tipo de evento competitivo.

O campeonato 2020 será realizado na cidade de Turim, na Itália, de 17 a 20 de setembro. A liga independente que organiza os campeonatos de escalada no Brasil ainda não anunciou o envio de nenhuma atleta para o evento.

A Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) é quem organizará a competição universitária em território italiano.

Como participar da campanha

Ana Laura Martins firmou uma parceria com a Associação de Escalada do Planalto Central (AEP), disponibilizando um formulário para a coleta de informações de quem gostaria da inclusão da escalada nos jogos universitários brasileiros. A campanha para ser bem-sucedida depende do engajamento do público brasileiro na pesquisa.

A brasiliense iniciou a campanha em uma rede social visando este engajamento e realizou uma parceria com a AEP para isso. Entretanto, de acordo com o site da AEP, não há informação de que a entidade faça da CBME, nem da liga independente que organiza as competições de escalada no Brasil. Ainda de acordo com o site, a AEP possui 112 sócios.

Para participar da campanha acesse formulário em: https://docs.google.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.