Escaladora iraniana Elnaz Rekabi desafia o regime do Irã competindo sem hijab

Os protestos pela morte de Mahsa Amini, iraniana de 22 anos que morreu após ser detida pela polícia por não usar corretamente o véu religioso conhecido como hijab, chegaram ao esporte. A escaladora iraniana Elnaz Rekabi competiu sem hijab no campeonato asiático da IFSC em Seul.

Rekabi escalou com uma fita e um rabo de cavalo prendendo o cabelo em uma prova de escalada no último final de semana. Assim, Mahsa Rekabi violou os regulamentos de seu país, que vigoram desde 1983, que exigem que as mulheres cubram a cabeça.

Elnaz Rekabi é a segunda atleta a enfrentar a regra do hijab do país, enquanto os protestos continuam no Irã pela morte de Mahsa Amini.

De acordo com o Código Penal iraniano, mulheres que não se cobrem em público enfrentam penas de prisão e multas. Pela primeira vez desde 1983, uma mulher representa o Irã em uma competição internacional de escalada sem cobrir o cabelo.

Elnaz Rekabi

Elnaz Rekabi

Ter participado da competição com apenas uma fita no cabelo e um rabo de cavalo pode significar o fim de sua carreira esportiva. É provável que Elnaz Rekabi seja sancionada e que não faça parte da equipe nacional de escalada iraniana, à qual pertence desde 2002.

Um vídeo começou a circular nas redes sociais e já se fala num momento “histórico”, para descrever a atitude de Elnaz Rekabi.

A iraniana de 33 anos terminou em quarto lugar na prova combinada (bouldering + vias guiadas) com pontuação de 152,1 em uma prova dominada pela sul-coreana Seo Chaehyun (177,5) e pelas japonesas Tanii Natsuki (176,6) e Ito Futaba (158,0).

Na prova de bouldering foi oitava e na dificuldade nona. Na Copa do Mundo de 2021, em Moscou, a escaladora iraniana conquistou o bronze no formato combinado.

Quem é Elnaz Rekabi?

Elnaz Rekabi

Elnaz Rekabi

Elnaz Rekabi começou a escalar em 2001 depois de ver seu irmão se tornar vice-campeão asiático. Em 2014, a iraniana se tornou a primeira iraniana a participar de uma Copa do Mundo de escalada em Baku e terminou em décimo quarto no bouldering.

“Toda vez que alguém me vê, perguntam: uma menina que escala? Todos ficam surpresos, mas de uma forma positiva. Acho que com meu exemplo vou ajudar outras meninas a decidirem a começar a praticar escalada”, comentou Rekabi em 2016.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.