A escaladora Aries Susanti Rahayu, da Indonésia se tornou a primeira mulher a escalar uma via de velocidade em menos de sete segundos e, assim, estabeleceu novo recorde mundial. Rahayu registrou um tempo de 6,995 segundos na Copa do Mundo de Xiamen, China, no último final de semana.
Desde 2017, o recorde foi quebrado três vezes, todos por diferentes escaladoras. Estabelecido inicialmente pela russa Iuliia Kaplina, foi quebrado por Anouck Jaubert da França, depois YiLing Song da China. Agora o recorde pertence à Aries Susanti Rahayu.
Ver essa foto no Instagram
A escaladora da Indonésia costumava escalar árvores em casa e parques em seu país e foi apresentada à escalada esportiva por sua professora quando ainda era estudante do ensino médio em 2007. Dez anos depois, já em 2017, Rahayu competiu na Copa do Mundo de Escalada pela primeira vez e conquistou sua primeira medalha na etapa de Xiamen, China. No Campeonato Asiático de 2017 em Teerã, foi a terceira em velocidade.
No final da temporada de 2018, ela era a segunda no ranking geral na disciplina de velocidade. Os Recordes Mundiais de Velocidade femininos são:
- 2019: Aries Susanti Rahayu com 6.995 segundos
- 2019: YiLing Song com 7.101 segundos
- 2018: Anouck Jaubert com 7.321 segundos
- 2017: Iuliia Kaplina com 7.325 segundos

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.