Escaladora encadena via de 12b (9b Fr) e confirma 2017 como o ano das mulheres na escalada

Foi divulgada hoje a notícia, via anúncio em redes sociais, de que a escaladora austríaca Angela Eiter conseguiu encadernar uma via de escalada graduada em 9b francês (12b brasileiro). Com o nome de “La Planta de Shiva”, a linha está em Villanueva del Rosario (município da Espanha na província de Málaga). A mesma via foi encadenada por Adam Ondra há apenas dois anos, e à época o atleta comentou que foi uma das escaladas mais difíceis que realizou na vida.

Para conseguir encadenar a via, Angela Eiter realizou tentativas por dois anos, em viagens esporádicas ao lugar. A cadena, momento de glória de um escalador esportivo, foi realizada neste final de semana. Eiter tem em seu currículo vários troféus de campeã em Copas do Mundo e Campeonatos Mundiais, além de possuir quatro vias de dificuldade 9a francês (11c brasileiro).

Com apenas 31 anos de idade, Angela Eiter confirma que 2017 é o ano das mulheres na escalada esportiva. Somente neste ano foram quebradas três marcas importantes. A americana Margo Hayes encadenou o primeiro 9a+ francês (12a brasileiro) de uma mulher no início do ano, além de também ter encadenado a mítica “Biographie” em Ceüse (a primeira via com 9a+ francês da história).

Neste ano ainda teve a cadena história da escalada escaladora belga Anak Verhoeven, que encadenou a via “Sweet Neuf” com graduação proposta em 9a+ Fr (12a brasileiro) em setembro deste ano.

Angela Eiter, que é casada com fotógrafo Bernie Ruech (responsável por grande parte de suas fotos em sua página pessoal) tem 154 cm e pesa 46 kg, já ganhou a Copa do Mundo de Escalada em 2004, 2005 e 2006 na modalidade de vias guiadas.

Já no campeonato mundial, que acontece de dois em dois anos, Eiter já foi campeã em 2005, 2007, 2011 e 2012 (também na categoria de vias guiadas).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.