Escalador tem de ser resgatado em El Chaltén após avalanche

Um escalador de nacionalidade italiana ficou gravemente ferido nesta sexta-feira após uma avalanche no maciço El Chaltén, na Argentina. Um outro escalador de nacionalidade argentina também ficou preso, mas iniciou a descida sozinho.

Os envolvidos no acidente são um italiano, que costuma escalar na região, e um guia de montanha argentino, Tomás Aguiló. O italiano não conseguiu descer por conta própria devido a uma suposta fratura no quadril, então seu parceiro o deixou em um pequeno abrigo na parede, conhecido como “a caixa dos ingleses”.

O acidente ocorreu aproximadamente às seis da manhã, quando uma avalanche de neve e pedras feriu gravemente o jovem italiano. Dada a gravidade dos ferimentos, o escalador permaneceu “pendurado” à espera de ajuda enquanto seu parceiro argentino iniciava a descida sozinho por um percurso que levaria cerca de quatro horas, informaram fontes locais.

Membros das equipes de resgate confirmaram que as condições de vento, neve e má visibilidade devem continuar até o próximo domingo, por isso “por enquanto o trabalho dos voluntários é fundamental para chegar ao local”. A médica e chefe da Comissão de Socorro local, Carolina Codó, disse que “há um ferido muito grave que foi deixado na parede e outro está descendo sozinho”.

O acidente desta sexta-feira no Cerro Torre soma-se à tragédia que custou a vida de um escalador alemão em 6 de janeiro , também como resultado de uma avalanche.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.