Escalador suíço faz escalada solo nas Dolomitas e quebra recorde de ascensão

As Dolomitas formam uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália e é um dos lugares mais icônicos para a escalada e montanhismo. O escalador suíço Dani Arnold realizou outra de suas rápidas ascensões nas montanhas.

Desta vez, o escalador de 35 anos escolheu uma das rotas mais famosas das Dolomitas, a clássica Comici-Dimai na face norte da Cima Grande di Lavaredo, escalando em apenas 46 minutos e 30 segundos da base até o topo.

Dani Arnold

Dani Arnold

O Lavaredo é característico pelos seus três cumes: Cima Grande (2.999 m), Cima Ovest (2.973 m) e Cima Piccola (2.857 m). Arnold comentou que havia escalado a via três vezes antes (duas vezes este ano e uma vez no passado) e que essa era sua primeira vez em estilo solo.

Seu objetivo era escalar a rota o mais rápido possível, mas, como ele afirmou á imprensa local “não tinha ideia de que era tão rápido. Senti-me relativamente relaxado e tudo correu bem, eu diria perfeitamente que foi mesmo um ótimo dia nas montanhas”. O antigo recorde era de 1h05min.

Em mensagem à imprensa a marca suíça Mammut, seu patrocinador, afirmou que “aos 35 anos, ele agora detém o recorde de subida mais rápida de quatro das seis maiores faces da Europa”. Dani Arnold detém o recorde nas faces norte do Matterhorn em 1h46min e Grandes Jorasses em 2h04min, Ueli Steck (que também era patrocinado da marca) detém a marca em 2h22min (2h28min para Arnold).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.