Escalador se acidenta em Bragança Paulista – Vítima está em observação no HUSF

Um escalador da região de Bragança Paulista-SP se acidentou no lugar de escalada conhecido como Visual das Águas no último final de semana. O local fica na propriedade particular Fazenda Serrinha. O escalador, identificado como “Fidelis” (nome ainda não confirmado pela Redação da Revista Blog de Escalada até o momento), estava provendo segurança a outro escalador quando uma pedra caiu em sua direção.

A vitima não estava portando capacete no momento. A via que estava sendo escalada chama-se “Liló” e é graduada em 5sup e não possuía histórico com alto índice de queda de rochas. Por ser um local intensamente visitado, muitas pessoas acreditam que não haverá queda de blocos de rochas e, por isso, acabam não utilizando capacetes durante as atividades de escalada.

Logo após o acidente, pessoas que estavam no local chamaram resgate. Após 40 minutos do acidente, o corpo de bombeiros atendeu a vítima, que foi levada para o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF). Durante todo o transporte o escalador manteve-se consciente e acordado.

No momento o escalador está em observação, segundo os médicos em estado estável. Os médicos identificaram um pequeno sangramento interno no crânio, mas informaram que este tipo de ferimento é absorvido pelo corpo e que a vítima não corre perigo de morte ou sequelas.

O grupo de escaladores da região, por meio de mensagens em grupos de whatapp, aconselharam prudência a atenção a quem for escalar no local.

There are 5 comments

  1. Patricia Gailland

    Já vi muitas pedras caírem das vias, inclusive muito perto de mim, e sempre uso capacete. Em outros esportes também tem muita gente que se arrisca não usando. Eu não gosto de usar, mas é só acostumar que a gente nem percebe que está lá!

  2. Felipe

    Sim, é no Visual da Águas. Sorte do escalador que ele não sofreu nada mesmo o seg tendo apagado…eu uso sempre, mas no mínimo o seg tem que usar, pois mesmo se não cair pedra pode cair um equipamento e assim comprometer ele mesmo e o escalador. O pessoal ve Adam Ondra e Alex Honnold sem capacete e acham que podem fazer o mesmo..

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.