Escalador propõe primeira linha de boulder de graduação V15 no Brasil

O escalador norte-americano Daniel Woods está de visita ao Brasil e na cidade de Ubatuba-SP, tradicional local de prática e boulder do litoral brasileiro, uma linha variante de “Fortaleza”, estabelecida em 2014. A nova linha proposta seria, caso tenho o grau confirmado, a primeira linha de boulder V15 do Brasil e foi batizada como “Direct Hit“.

Em uma rede social, Daniel Woods explica que “‘Direct Hit’ vai ao longo de toda a margem esquerda de ‘Fortaleza’, adicionando sete novos movimentos intensos (os quais seriam em torno de V14) ao ponto final de ‘Fortaleza’ . O crux de Direct Hit é sobre um movimento de ombro duplo ‘inovador'”.


O texano Daniel Woods, de 29 anos, é considerado dos escaladores de boulder mais fortes do mundo e um dos grandes nomes de sua geração. Dedicando-se quase que exclusivamente a encontrar linhas “futuristas”, estabeleceu muitos problemas em áreas como Magic Wood, na Suíça, Rocklands, na África do Sul , e no Rocky Mountain National Park, nos EUA.

Woods escalou mais de vinte linhas de boulder V15, fazendo dele o escalador mais prolífico desse grau.

A linha “Fortaleza” foi concebida inicialmente como um V15 à época, mas o escalador suíço Giuliano Cameroni a escalou logo depois, e a decotou como um V14. Os escaladores Daniel Woods e Facundo Langbehn também escalaram a linha “Fortaleza”, confirmando o grau V14.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.