Escalador morre após queda em Piranguçu-MG

Atualização – 30/07/2019 12:10

Após contato com uma pessoa que participou do resgate com a redação da Revista Blog de Escalada, foi constatado que o escalador que faleceu, estava portando capacete.

Inicialmente a informação enviada à redação da Revista Blog de Escalada, foi a de que o escalador falecido não portava capacete, o que foi desmentido por participantes do resgate. Várias pessoas procuradas desde a publicação da notícia não souberam confirmar com certeza se o escalador estava, ou não de capacete.

As informações também foram confirmadas pela pessoa que acionou o resgate. De acordo com a pessoa, não houve falha de equipamento (cordas ou proteções móveis). Todos os detalhes do resgate podem ser conferidas no áudio abaixo.


Atualização – 30/07/2019 11:38

Após contato com um representante do Corpo de Bombeiros que participaram do resgate de Walace Scotini (escute o áudio abaixo). O helicóptero de resgate chegou às 17:00 e após tentar aproximação para o resgate, acabou desistindo por causa da proximidade da rocha.

Após o por do sol, a aeronave retornou à São Paulo. A equipe de resgate tentou então uma abordagem utilizando rapel.

Por prudência, escolheram jumarear com Luigi 150 metros por volta das 4:00. Entretanto o corpo de Walace Scotini ainda estava sendo resgatado na manhã.

Twine: Be a better creative

O tenente bombeiro, como pode ser constatado no áudio, não confirmou se estava, ou não, usando capacete, nem quais foram as causas do acidente. No momento que informações oficiais, oriundas do Corpo de Bombeiros, serem enviadas nas próximas horas, detalhes sobre a situação da queda, uso de capacetes e falha de equipamentos serão atualizadas.

Conforme foi escrito no artigo original, que pode ser lido abaixo, as informações sobre o acidente não foram confirmadas por fontes oficiais, que neste caso específico é o corpo de bombeiros (como pode ser escutado no áudio).


Artigo Original – 30/07/2019 10:53

O escalador mineiro, residente de Pouso Alegre-MG, Walace Scotini faleceu após cair de uma altura de aproximadamente 40 metros durante uma escalada na Pedra da Chita, em Piranguçu-MG.

A Pedra da Chita está localizada na Serra da Mantiqueira, em uma área particular, no município de Piranguçu-MG e possui 1.890 metros de altitude.

Segundo as informações disponibilizadas por escaladores da região, ainda não confirmadas pelo Corpo de Bombeiros que participaram do resgate, Scotini não chegou ao solo após a queda, mas como estava sem capacete bateu a cabeça durante a queda. Ainda de acordo com os escaladores locais, o acidente aconteceu na oitava cordada da via onde encontra-se crux.

Walace estava fazendo cordada com outro residente de Pouso Alegre-MG, Luigi Catapan. O acidente foi no final do dia de ontem e o resgate da dupla ainda está sendo realizado desde o início do dia de hoje.

A notícia do óbito foi dada pelo site http://www.itajubanoticias.com.br e confirmado pela Revista Blog de Escalada, que também entrou em contato com o Corpo de Bombeiros da região, mas não obteve resposta.

There are 5 comments

  1. Bia

    Pessoal mimizento e o Velho habito de “NÃO LER”,e aparecer apenas pra QUESTIONAR..
    Eu só lamento pela perda do rapaz, (ultimamente parece que está virando habito essas noticias no nosso meio..)
    Meus sentimentos a Familia do Wallace.

    1. Luciano Fernandes

      Arthur, a informação foi passada por áudio por uma pessoa de Itajubá. Caso tivesse prestado atenção no texto, está escrito que a informação não foi confirmada oficialmente pelo corpo de bombeiros, que não respondeu ao contato ainda (por estar ainda trabalhando). Sugiro que releia o texto que no corpo do texto afirma que não houve confirmação.

      Assim que obtivermos o contato oficial do corpo de bombeiros, a noticia é atualizada. Porém, caso queira dar todos os prints necessários, esteja a vontade.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.