Escalador Kevin Jorgeson da pausa na escalada para ajudar refugiados na Europa

O escalador americano Kevin Jorgeson, famoso por sua ascensão da via “Dawn Wall” em Yosemite (com o compatriota Tommy Caldwell), junto de sua noiva estará deixando temporariamente de lado suas atividades esportivas para dedicar-se à ajuda humanitária em campos de refugiados na Grécia.

Durante o primeiro semestre de 2015, houve uma quantidade de migrações de pessoas de religião muçulmana para países europeus.

Os principais destinos são Alemanha, Inglaterra e países escandinavos.

Kevin Jorgeson e Sua Noiva Jacqui Becker | Foto: Reprodução Instagram

Kevin Jorgeson e Sua Noiva Jacqui Becker | Foto: Reprodução Instagram

Estima-se que mais de 400.000 pessoas, segundo números oficiais da ONU, deslocaram-se de países islâmicos, principalmente da Síria e da Líbia, em direção à Europa.

Dentre os países que mais receberam esses imigrantes foram a Grécia (com cerca de 300.000 indivíduos) e a Itália (com cerca de 150.000 indivíduos), por serem a porta de entrada ao continente por quem atravessa o mar Mediterrâneo.

Sensibilizado pela situação destas pessoas, Kevin Jorgeson decidiu passar duas semanas pelas Ilha de Lesbos como voluntário para ajudar os refugiados que fogem da guerra e fome em seus países.

A Ilha de Lesbos fica localizada no nordeste do mar Egeu (mar interior da bacia do mar Mediterrâneo), e é a terceira maior ilha grega e a sétima maior do Mediterrâneo.

Kevin Jorgeson anunciando kit de primeiros socorros doados a Refugiados | Foto: Reprodução Instagram

Kevin Jorgeson anunciando kit de primeiros socorros doados a Refugiados | Foto: Reprodução Instagram

O anúncio, assim como todos os detalhes, foram concedidos ao site francês de montanhismo planetmountain por meio de uma entrevista publicada no dia de ontem (16 de  Março 2016).

Na entrevista Jorgeson declarou que “… é fácil se sentir impotente diante de tamanho conflito e crise. Sei que não irei influenciar a fonte de toda esta crise. Esta viagem não é para escolher lados ou fazer discursos políticos. Estes homens, mulheres e crianças estão fugindo de suas casas em busca de um futuro melhor. Na verdade é para apercer e ajudar as pessoas que precisam.”

Kevin tomou a decisão após seu amigo Brad Parker, escalador americano adepto do estilo solo, caiu em uma escalada, e ele próprio se questionou sobre suas realizações em sua vida.

Para saber mais sobre a ajuda humanitária de Kevin Jorgeson: https://www.gofundme.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.