Lenda da escalada morre nos EUA aos 94 anos de idade

Foto icônica de Fred Beckey

O escalador americano Fred Beckey, considerado uma das lendas da escalada dos EUA, faleceu no dia de ontem em Seattle aos 94 anos de idade. Beckley era considerado a encarnação viva do que, nos Estados Unidos, é conhecido como dirtbag climbing. A expressão tenta resumir o espírito e estilo de vida de pessoas que renunciam a vários formatos de vida contemporânea para viver somente de escalada.

Por sua importância para a comunidade de escalada americana, teve um filme biográfico lançado este ano (assista ao trailer no topo do artigo), o qual foi bancado por financiamento coletivo.

O veterano escalador era tão famoso que possui um verbete na wikkipédia.

Nascido na cidade alemã de Düsseldorf, foi criado e naturalizado nos EUA quando sua família mudou-se em 1925 para o país. Quando tinha por volta de 13 anos de idade começou a escalar quando fazia parte dos escoteiros de seu estado, e à época aprendeu os procedimentos básicos do esporte no local conhecido como North Cascades (parque nacional dos Estados Unidos, situado no estado de Washington).

Após um tempo, quando concluiu que os horários de escalada e de trabalho estavam coincidindo, pediu demissão e, quase que oficialmente, criou o estilo “dirtbag” de vida Para sustentar seu estilo de vida trabalhou como motorista de caminhão de encomendas, pois os horários não coincidiam com os de escalada.

Fred Beckey nunca casou, ou teve filhos, muito menos procurou seguir uma carreira profissional.

Na sua carreira de escalador, Fred Beckey ostentava, ainda que de maneira não oficial, o maior número de primeiras ascensões em todo o mundo, tanto em rocha como em gelo. Apesar de ser conhecido, e reconhecido, como excelente escalador dedicou-se a divulgar a escalada e alpinismo em vários guias de escalada de sua autoria.

O escalador também dedicou-se a escrever histórias sobre o alpinismo americano. Dentre suas publicações mais famosas está “Range of Glacier”. No ano e 2012 foi tema do livroFred Beckey’s 100 Favorite North American Climbs” de autoria de Barry Blanchard.

Fred Beckey faleceu aos 94 anos, na casa de sua amiga Megan Bond.

Você pode assistir a 10 minutos da produção, que ainda participa de festivais de filmes outdoor, no vídeo abaixo:

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.