Escalador que caiu de 30 metros em Piedra Parada voltará a andar

Conforme noticiado em primeira mão pela Revista Blog de Escalada, o escalador argentino Matías Yoel Fabrizio, de 28 anos, sofreu um acidente em um dos locais de escalada mais populares da América Latina: Piedra Parada. Enquanto Fabrizio estava desequipando uma via, caiu de 30 metros de altura e necessitou ser transportado de avião para Mendoza, cidade que vive e trabalha como guia de montanha. Segundo apurado à época, o escalador utilizou como equipamento de descida o grigri. Entretanto, o procedimento utilizado pelo escalador, deixa a entender que houve um equívoco na maneira de realizar os backups.

Após ficar internado por aproximadamente dois meses, recebeu alta do hospital no começo da semana. Logo que foi internado, foi diagnosticado com lesões na coluna vertebral, quadril, tórax e costelas. “Nem seus amigos, nem os médicos explicam como conseguiu sobreviver a uma queda destas. É um milagre”, comentou sua mãe Nancy Morales ao jornal mendocino Los Andes. Matías afirmou que quando percebeu que estava caindo, tratou-se de ficar em pé de maneira rígida.

De acordo com Roberto Soria, chefe de traumatologia do Hospital Central de Mendoza, cair em pé resulta em um padrão diferente de lesão traumática. Após 10 dias de cirurgia, o escalador já conseguia mover-se em cadeira de rodas pelas dependências do hospital. “Para voltar a caminhar e a praticar o esporte, somente é necessário uma carga progressiva de exercícios e reabilitação muscular”, completa Soria.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.