Escalador belga encadena ‘Fitz Roy Traverse’ em solitário na Patagônia

No início desta semana, o escalador belga Sean Villanueva O’Driscoll de 40 anos atingiu um marco em sua carreira de escalador: a escalada em solitário da ‘Fitz Roy Traverse’ na Patagônia. Ao contrário dos primeiros escaladores que realizaram a façanha Tommy Caldwell e Alex Honnold em 2014, O’Driscoll escalou a rota no sentido contrário.

A via ‘Fitz Traverse’ é uma linha que percorre a linha de montanhas do Cerro Fitz Roy (3.359 m) e seus seis picos satélites. A imagem dos picos do Cerro Fitz Roy é tão emblemática que desde 1970 é usada como logotipo pela marca Patagonia.

Em seu perfil de Facebook Sean Villanueva O’Driscoll agradeceu escrevendo “Obrigado a todos pelos desejos de aniversário! Para comemorar meu aniversário, eu comi os SETE bolos, alguns com cobertura, e alguns acompanhamentos extras !!!!”

Quem é Sean Villanueva O’Driscoll

Sean Villanueva O’Driscoll começou a escalada esportiva na Bélgica aos 13 anos e progrediu para escalada tradicional e Big Wall. O escalador já recebeu um Piolet d’Or por uma expedição de 2010 à Groenlândia junto com seus parceiros Nicolas Favresse, Oliver Favresse e Ben Ditto.

A equipe estabeleceu nove novas vias de Big Wall, a maioria das quais foram iniciadas a partir de um veleiro apelidado de “Dodo’s Delight”. Em 2014, a equipe voltou ao Ártico novamente e estabeleceu 10 novas vias ao fazer o filme Adventures of the Dodo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.