Estrutura olímpica de escalada será “testada” sem atletas devido ao medo de coronavirus

As paredes de escalada das disciplinas de velocidade, boulder e vias guiadas que formam o local do evento inaugural de escalada esportiva olímpica, que será realizada no Aomi Urban Sports Park em Tóquio em agosto deste ano, já estão construídas e prontas a tempo para um próximo evento de teste.

O anúncio foi feito pela International Federation of Sport Climbing (IFSC) em uma rede social. Enquanto isso, as preocupações com o impacto do vírus Covid-19 (o novo coronavirus) nos Jogos estão sendo levantadas pelo Comitê Organizador de Tóquio 2020 e pelo Comitê Olímpico Internacional.

Em meio a preocupações com a disseminação do coronavírus, o comitê organizador de Tóquio 2020 anunciou a medida incomum de realizar um de seus eventos de teste esta semana conforme programado – mas sem atletas.

Citando uma recomendação de sua força-tarefa contra o coronavírus, o comitê organizador disse em comunicado à imprensa que funcionários do COI substituirão os atletas em um “evento de teste” para escalada esportiva.

O evento será realizado na sexta e sábado desde semana para”teste de preparação operacional”.

Em fevereiro, a IFSC tomou uma decisão de reagendar as Copas do Mundo que ocorreriam na China, nas cidades de Wujiang (boulder) e Chongqing (velocidade) em abril, devido à disseminação contínua de coronavírus.

Os possíveis impactos do Coronavírus em Tóquio 2020

Conforme informado pela Revista Blog de Escalada, os dirigentes do COI e AWADA estão preocupados com a pandemia do novo coronavírus. Alguns veículos de imprensa, sobretudo no Brasil, contestaram a entrevista concedida por Dick Pound em uma declaração à Associated Press.

O ministro olímpico do Japão, Seiko Hashimoto, comentou no parlamento japonês que os Jogos podem ser adiados de agosto para o final de 2020 devido a preocupações com o novo surto de coronavírus.

O contrato de Tóquio com o COI “exige a realização dos Jogos até 2020”, o que “pode ​​ser interpretado como permitindo um adiamento”, disse Hashimoto. A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos está prevista para 24 de julho.

Até o momento, são possíveis as seguintes soluções para o medo de contágio pelo coronavirus e a realização dos jogos Olímpicos:

  • Continuar conforme planejado com os Jogos Olímpicos de Tóquio – Essa é a opção pela qual o conselho executivo do COI está apostando e esperando no momento.
  • Reagendar os Jogos Olímpicos de Tóquio – Seiko Hashimoto, ministro das Olimpíadas do Japão, admitiu a possibilidade dos jogos serem “adiados” até o inverno de 2020.
  • Cancelar os Jogos Olímpicos de Tóquio – O cancelamento total seria uma medida tão drástica e sem precedentes, que as pessoas provavelmente não a considerariam uma possibilidade se não fosse por declarações recentes do executivo do COI Dick Pound.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.