A explicação do novo esporte olímpico: O que é escalada guiada (lead)?

A mais tradicional modalidade de competição que existe é a escalada guiada (lead). Escalada guiada é provavelmente a forma mais popular de escalada em rocha e, provavelmente por uma tradução mal feita, é chamada equivocadamente no Brasil de “dificuldade”.

O termo “escalada de dificuldade”, especialmente para quem é leigo, faz entender que as outras modalidades (como velocidade e bouldering) não são difíceis, ou não contém qualquer dificuldade. Tanto que o termo Lead, oficialmente usado pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), significa “liderar” ou “liderança”, assim como “conduzir”, “liderar” e “guiar”.

Portanto, conforme acima explicado, usando um dicionário (que é a compilação completa ou parcial das unidades léxicas de um idioma) é facilmente compreensível que houve um equívoco na tradução e, assim, explicar que a disciplina “Lead”, na escalada esportiva, é uma escalada guiada, ou seja com cordas (de maneira idêntica à escalada em rocha).

Escalada guiada refere-se principalmente a escalar com uma corda e prender em uma proteção fixa ao longo da via (percurso determinado por route setters) para se proteger de uma eventual queda. A modalidade é uma forma de escalada esportiva, onde as proteções (fitas tubulares unindo mosquetões sem trava para clipar a corda) estão disponibilizados ao longo da via.

Regras de escalada guiada (lead) nas Olimpíadas

As competições de escalada, na modalidade de vias guiadas, são disputadas em paredes artificiais de escalada com um mínimo de 12 metros de altura com um máximo de 6 minutos para terminar. A cada determinada distância (estabelecida pelos route setters) as proteções são colocadas.

Cada competidor deve usar uma corda, a qual é atada à cadeirinha nas duas alças com o nó oito (obrigatoriamente).

Na disciplina de escalada guiada (lead) nas Olimpíadas, existem percursos (chamados popularmente de vias) separados para as categorias masculina e feminina. Os (as) escaladores (as) têm apenas uma chance de chegar o mais alto que puderem escalando a parede e se encaixar em todos as proteções ao longo do caminho.

Assim que os (as) atletas (as) saem do chão inicia a prova e em qualquer queda se encerra a escalada e tentativa. Ao chegar no topo da parede clipar a corda nas proteções e dominar com ambas as mãos, diz-se que o (a) escalador (a) fez “top”.

Na fase classificatória, cada escalador pode escalar duas vias. A maior pontuação obtida é designada ao atleta e a menor serve como fator de desempate. Geralmente, há uma rodada de qualificação em que os competidores podem experimentar e ‘encadenar’ (chegar no topo sem cair) as duas vias.

Isso significa que, na fase de classificação, eles podem observar os (as) outros (as) competidores (as) na via com antecedência, permitindo-lhes descobrir a maneira melhor e mais eficiente. Nas outras fases, todos os escaladores ficam em isolamento para não observarem as tentativas antes da sua, sendo liberados do pior colocado para o melhor.

Para todas as rodadas, há um limite de tempo máximo de 6 minutos (embora isso possa mudar dependendo da extensão da via). Se os (as) escaladores (as) atingirem uma determinada classificação na tabela de competidores, eles (as) se classificam para as semifinais, sendo sua classificação determinada pela pontuação mais alta alcançada.

Já nas semifinais e finais (sempre com apenas 8 competidores), os (as) escaladores (as) têm que tentar escalar “à vista” a via. Isso significa que os (as) atletas não podem observar outros competidores, então todos têm o mesmo conhecimento antes de sua tentativa.

Antes que alguém tenha tentado, os (as) competidores (as) saem juntos para um período de ‘observação’ e ‘leitura’ de 6 minutos, onde conversam sobre o percurso juntos, tentando decifrá-lo antes de entrar nele. São permitidos binóculos, lunetas, mas não é permitido fotos ou anotações. No isolamento, não é permitido o escalador se comunicar com ninguém por telefone ou rádio.

Para cada proteção o escalador deve respeitar o seguinte procedimento:

  • Obrigatoriamente passar a corda pelo mosquetão da proteção
  • Não fazer z-clip
  • Não fazer back-clip
  • Não “desescalar”
  • Não segurar ou se apoiar na proteção para evitar uma queda
  • Não costurar com os dois pés no chão
  • Não ‘saltar’ nenhuma proteção (todas proteções devem ser clipadas na ordem de progressão)

Então, um (a) por um (a), cada competidor (a) tem uma chance de subir o mais alto possível na parede, sem precisar usar todas as agarras e podendo usar os apoios como quiserem. A pontuação é dada de acordo com a agarra alcançada e/ou dominada.

Caso um (a) atleta infrinja algumas destas regras, estará eliminado (a) imediatamente, sem direito de apelação.

Sistema de pontuação

Se você nunca ouviu falar de escalada, aqui vai uma explicação bem simplista: a International Federation of Sport Climbing (IFSC) está para a escalada esportiva como a Fédération Internationale de Football Association (FIFA) está para o futebol. É ela que determina o sistema de pontuação de campeonatos, as regras e os parâmetros, como altura de uma parede, espessura dos colchões e regulamentos, para as competições internacionais de escalada.

Para as vias guiadas, a pontuação é mais simples que a de bouldering (explicado com detalhes no artigo sobre a modalidade), Esta facilidade deve-se ao fato que é baseada na obrigatoriedade da progressão do (a) escalador (a), usando como parâmetro cada agarra utilizada para adicionar um ponto ao escalador.

Em resumo: Cada agarra, desde o chão ao topo, recebe uma numeração progressiva desde a primeira até a última. A agarra é, portanto, o parâmetro de até onde o escalador chegou.

Se um escalador tentar agarrar a próxima agarra e depois cair (sem dominá-la), os juízes darão a ele uma marca “+” na pontuação. Por um equívoco de interpretação da regra, no Brasil por muitos anos apenas o toque na agarra era considerado como pontuação, o que não é o caso da pontuação oficial da IFSC.

Portanto, a pontuação oficial de um campeonato de escalada é assim:

  • Agarra Controlada (controlled hold): É a agarra que o (a) escalador (a) utilizou para posicionar-se, ou mesmo descansar. No caso de uma queda nesta agarra, como foi controlada, é seu número que irá contar como sua pontuação.
  • Agarra usada (used hold): É a agarra que o (a) escalador (a) a estava usando para um movimento de progressão, não somente parado. Esta é uma agarra que estava sendo usada para um movimento para uma próxima agarra. No caso de uma queda, a pontuação é o numero da agarra seguida do símbolo “+”.

Observe a imagem abaixo. Ela contém uma amostra de uma pontuação de uma etapa da Copa do Mundo de Escalada.

Todas as atletas com TOP, significa que chegaram ao top da via, e atingiram a pontuação máxima. O desempate, em caso de qualquer valor de pontuação, é pelo tempo gasto na escalada. Quanto menor tempo, maior a vantagem.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.