Escalada fará parte dos Jogos Mundiais 2022

Os Jogos Mundiais (The World Games – TWG) é um evento internacional poliesportivo onde são disputadas modalidades ‘não olímpicas’, mas que são reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). A competição é organizada pela Associação Internacional dos Jogos Mundiais (International World Games Association – IWGA).

Os Jogos Mundiais são realizados no ano seguinte aos Jogos Olímpicos. Para se escolher novos esportes olímpicos o COI leva em consideração a participação em Jogos Mundiais passados, sendo este evento uma espécie de “laboratório” para futuros esportes Olímpicos. A inclusão de esportes nos Jogos Mundiais leva em conta a infraestrutura da cidade sede, não havendo a necessidade de construir instalações para a disputa das mesmas.

Originalmente planejado para 2021, o evento foi transferido para 2022 após o adiamento das Olimpíadas de Tóquio devido à pandemia. Um comunicado à imprensa sobre os Jogos Mundiais de 2022 confirmou que o evento, que acontecerá de 7 a 17 de julho, a competição de escalada esportiva está confirmada.

Os Jogos Mundiais de 2022 de Birmingham irão gerar um impacto econômico estimado de US$ 256 milhões para a cidade. Marcando o 40º aniversário dos Jogos Mundiais, esta será a primeira edição do evento a ser realizada nos EUA desde a edição inaugural em Santa Clara, Califórnia, em 1981. O evento de 2022 contará com a participação de mais de 3.600 atletas, competindo em 30 esportes, 54 disciplinas e um total de 207 eventos de medalhas.

A organização do evento marcou para acontecer de 14 a 16 de julho no Sloss Furnaces (local próximo à Universidade do Alabama). Conforme relatado no artigo A história de como a escalada chegou às Olimpíadas de Tóquio 2020, os Jogos Mundiais inaugural ocorreu em 1981, mas a escalada esportiva não fazia parte do programa até 2005, quando os jogos foram realizados em Duisburg, Alemanha.

Naquela época, a competição de escalada incluía apenas escalada de vias guiadas e de velocidade. O bouldering não fazia parte do programa dos Jogos Mundiais. A disciplina foi adicionada na edição de Varsóvia, Polônia, em 2017, que teve medalhas de ouro para velocidade, bouldering e vias guiadas.

A seleção dos 72 atletas para os Jogos Mundiais de 2022 já está se definida e será semelhante ao que foi usado nas Olimpíadas de Toquio 2020: o processo de qualificação é baseado em desempenhos nos Campeonatos Mundiais, Copas do Mundo e Campeonatos Continentais do IFSC.

Os pontos de cota também são atribuídos a vencedores do IFSC Youth World Championships, que aconteceu na Rússia. Diferentemente de Tóquio, os escaladores irão se classificar para disciplinas específicas, e conjuntos separados de medalhas serão concedidos em cada uma (boulder, vias guiadas e velocidade).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.