Associação de escalada vende direitos de transmissão de campeonatos para TV

A associação norte-americana assinou nesta semana um acordo que pode abrir as portas para diversas outras agremiações em todo o continente. A USA Climbing, entidade representativa responsável pela escalada esportiva nos EUA, anunciou um acordo de vários anos com o canal de TV a cabo ESPN, para apresentar os Campeonatos Nacionais do país, tanto no formato Combinado quanto no Individual (boulder, via guiada e velocidade). O torneio norte-americano chama-se ​​Open National Championships.

Entertainment and Sports Programming Network (ESPN) é considerada das maiores redes de televisões de todo o mundo. A ESPN explora prioritariamente assuntos esportivos, com direito de transmissões de campeonatos como NFL (futebol americano), NBA (basquete) e diversos campeonatos de futebol em todo o mundo. Portanto, todos os especialistas em mídia apontam o canal como o maior e principal canal esportivo do mundo, disponível em mais de 100 milhões de lares nos EUA e mais de 150 países e territórios.

Por ser muito recente o acordo, ainda não há notícias disponíveis a respeito da disponibilidade das competições ficarem disponíveis para outros países. A própria International Federation of Sport Climbing (IFSC), entidade que administra mundialmente a escalada de competição, reconhece as limitações em cada país dos direitos de transmissão. Por este motivo o IFSC disponibiliza em streaming gratuitamente, sem a necessidade de aquisição de pacotes bônus de TV a cabo, para todo o mundo. Algumas associações tentaram imitar a iniciativa do IFSC, mas pela qualidade, baixa estratégia de marketing, além de total amadorismo, fracassaram fortemente.

Nos bastidores o acordo da USA Climbing com a ESPN pode iniciar um novo horizonte para as competições de escalada. As transmissões da ESPN, as quais serão exclusivas do canal e não apenas um repasse de streaming como aconteceu no mundial do IFSC, farão com que patrocinadores se sintam interessados em participar do evento e apoiar mais fortemente os atletas.

Para cada competição, um show de uma hora será televisionado na ESPN2, destacando a escalada de competição e a jornada dos atletas em direção à Seleção Nacional de Equipes. O canal ESPN3 também transmitirá partes significativas das rodadas classificatórias, assim como as semifinais e finais em sua totalidade. Além da transmissão ao vivo, os eventos permanecerão disponíveis para serem assistidos sob demanda no ESPN3. No segundo ano, a ESPN adicionará Collegiate Nationals ao acordo.

Marc Norman, CEO da USA Climbing, afirmou que “trabalhar com a ESPN é um grande passo para trazer a escalada competitiva para o mainstream“. “À medida que construímos nossos primeiras competições em formato olímpico, estamos entusiasmados em apresentar a escalada e nossos atletas ao público norte-americano”, completou Norman. Todo o acordo foi possível por conta da maior patrocinadora da seleção norte-americana, que também anunciou um alinhamento de todas as filiais no mundo com atletas que estejam mais dedicados às competições.

Patti Rube, presidente do Conselho de Administração da USA Climbing, afirmou que “com o crescimento significativo da escalada nos EUA, este acordo com a ESPN é outro passo positivo nos nossos esforços de capturar e compartilhar a emoção de escalada de competição”. “Graças aos esforços de nossos roteiristas, juízes, equipe, ginásios de escalada e competidores, nossos eventos de nível nacional estão prontos para esta ampla distribuição de mídia”, completou Patti Rube.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.