Equipe chinesa de montanhista está medindo a altura do Monte Everest

No lado norte do Monte Everest (8.848 m), acampamento base, parece estar mais lotado este ano do que pensávamos anteriormente. Com o cancelamento da temporada de escalada no Nepal e a proibição de montanhistas estrangeiros no Tibet, muitos acreditavam que apenas uma única equipe estava no teto do mundo este ano.

Mas, de acordo com informações de veículos de comunicação chineses, como a agência china Xinhua (que divulgou a foto acima), há outro grande grupo de montanhistas no local e seu objetivo não é apenas chegar ao cume, mas também medir sua altura. A notícia dessa equipe de pesquisa no acampamento base foi anunciada oficialmente no feriado do dia do trabalho, mas aparentemente está presente desde o final de março.

Apelidada de 1ª Brigada de Pesquisa Geodésica, a missão do grupo é da competência do Ministério de Recursos Naturais e da Equipe de Montanhismo da China. O objetivo deles, não muito diferente da pesquisa realizada no Nepal no ano passado, é obter a medida mais precisa da altura do Monte Everest já realizada.

A 1ª Brigada de Pesquisa Geodésica é composta por 53 membros, a maioria dos quais aparentemente não tem muita experiência em montanhismo. Eles passaram a maior parte do mês passado adquirindo habilidades de escalada e se acostumando à altitude, enquanto se preparavam para um ataque ao cume no início em meados de maio.

Nem todos da equipe irão para o cume, mas um grupo seleto levará equipamentos de levantamento topográfico ao topo do Everest para obter leituras a partir desse ponto. Eles também usarão o sistema de navegação por satélite BeiDou-3 para obter também leituras precisas.

O ano de 2020 marca o 60º aniversário da primeira escalada chinesa da montanha e esta será a quinta maior missão de pesquisa chinesa no Monte Everest (o qual eles chamam de Qomolangma). Em 1975, a altura foi determinada em 8.848,13 metros, enquanto uma pesquisa avançada em 2005 mediu novamente o cume a uma altitude de 8.844,43 metros.

O que obteremos para uma altura oficial neste momento oferece mais uma oportunidade de reflexão O quanto o aquecimento global afetou a altura da montanha mais alta do mundo. Isso porque as mudanças climáticas e as temperaturas mais quentes podem ter reduzido a quantidade de neve e gelo encontrados no cume.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.