Entrevista com Megan Mascarenas

Tida como das maiores revelações da escalada esportiva americana a jovem Megan Mascarenas apareceu como um cometa nos EUA no ano passado com um desempenho estupendo no Adidas Rockstars. Após sua soberba atuação no evento da empresa alemã, seu vídeo viralizou e coroou mais ainda seu feito. Pela sua maturidade e estilo elegante de escalar chega a ser difícil acreditar que possui apenas 18 anos e tem como preocupação em sua vida, além dos treinamentos para a copa do mundo de escalada, a decisão de qual faculdade cursas.

Mascarenas começou a escalar com apenas 2 anos de idade e todos em sua família, incluindo pai e mãe, são escaladores de rendimento acima da média. Seus irmãos Jesse (29 anos), Kistina (25 anos) e Alexis (22 anos) são escaladores dedicados. Para se ter uma ideia sua mãe é boulderista e frequentemente escala, e encadena, linhas de dificuldade V6, e seu irmão atualmente está malhando um V11.

Foto: Acervo Pessoal Megan Mascarenas

Foto: Acervo Pessoal Megan Mascarenas

De acordo com a mídia especializada em escalada nos EUA, Megan é o retrato fiel da mudança do status quo da escalada de competição no país, que está vivenciando o aparecimento de novos nomes e ídolos. Mostrando um perfil mais globalizado e longe de ser provinciana Megan Mascarenas já viajou para lugares de boulder fora dos EUA, chegando inclusive a encadenar linhas de boulder de graduação V13 em uma viagem à Suíça.

Por tudo isso descrito acima poucas pessoas pareciam tão interessantes de convidar a trocar algumas palavras com a Revista Blog de Escalada, e fomos prontamente atendidos da maneira mais simpática possível por Megan.

Megan, você está treinando para a Copa do Mundo de Escalada. Como é a vida de uma escaladora de competição?

A vida como escaladora de competição é um trabalho duro, mas seguramente compensadora também. Treinando para a Copa do Mundo de Escalada requer muito tempo para treinos e foco em estar saudavel para os eventos e isso inclui dieta, sono e exercícios.

Na maioria do tempo não parece não parece de fato trabalho porque eu gosto muito de ir ao ginásio e escalar com meus amigos. Eu também viajo e tenho novas experiências que não teria se não estivesse competindo! Por agora eu adoro a vida de escaladora de competições!

Foto: Acervo Pessoal Megan Mascarenas

Foto: Acervo Pessoal Megan Mascarenas

Para o grande público que não conhece você como você se descreveria?

Meu nome é Megan Mascarenas, tenho 18 anos de idade e sou uma escaladora do Colorado. Para mim a escalada é tanto meu hobby quanto minha paixão na vida. Além da escalada eu gasto o meu tempo fazendo trekking, montando quebra-cabeças, encontrando hobbies aleatórios como andar de monocilo e fazendo café!

Meu melhor amigo é meu labrador chamado Storm. Venho de uma família bem grande e tenho alguns animais de estimação que eu adoro. Eu me descreveria como uma pessoa mais séria, mais gosto de me divertir e aprender novas coisas! Gosto de estar nas montanhas e tudo sobre o outono. Depois que eu termino de competir vou para a escola para fisioterapia.

Você é bastante nova e tem o mundo inteiro para explorar ainda. Mas você tem algum plano de viajar pela América do Sul?

Uma das minhas primeiras viagens fora dos EUA foi ao Equador. Foi provavelmente uma das melhores viagens da minha vida! Tinha um monte de cultura e novas experiências que tive que qualquer outro lugar que eu já viajei.

No momento eu não tenho nenhum plano a curto prazo para viagens à America do Sul no momento, mas certamente irei assim que a oportunidade chegar.

Foto: Acervo Pessoal Megan Mascarenas

Foto: Acervo Pessoal Megan Mascarenas

Como você consegue equilibrar seus estudos com o seu treinamento?

Equilibrar estudos com escalada é uma questão de gerenciamento. Eu acho que certas coisas eu tenho de desistir para me dedicar tanto à escola quanto ao esporte. Entretanto é tudo uma questão de prioridades, e eu quero fazer as duas coisas, então é aí que gasto a maioria do meu tempo. 

Mas as duas coisas casam perfeitamente de certa maneira. Quando minha cabeça dói de tanto estudar, eu dou uma escapada e vou escalar, e quando estou cansada de escalar eu foco nos estudos para descansar!

A escalada esportiva está perto de ser parte dos Jogos Olímpicos em Tóquio. Como você está vendo esta possibilidade?

A escalada está ganhando popularidade rapidamente, então acho que tem uma chance muito boa de tornar-se parte da Olimpíada! Pessoalmente, para mim, me considero uma competidora de boulder por agora, mas acho que seguramente irei começar em escalada esportiva para ter chance de competir na Olimpíada! 

De qualquer maneira sempre quis ir para Tóquio!

Foto: Acervo Pessoal Megan Mascarenas

Foto: Acervo Pessoal Megan Mascarenas

Você tem alguma meta para a copa do mundo de escalada esportiva de 2016?

Eu realmente nunca pensei sobre escalada esportiva na Copa do Mundo de Escalada ainda. Eu estou muito pilhada na Copa do Mundo de Boulder e espero focar mais nisso.

Talvez eu seja capaz de competir em todo o circuito da Copa do Mundo no próximo ano, vamos ver se consigo!

Você tem uma família de escaladores. Isso ajuda você a treinar ou planejar o seu futuro?

Maioria da minha família escala. É ótimo porque eu posso treinar com minha irmã ou minha mãe e é mais divertido deste jeito e me ajuda a não ficar enjoada do treinamento!

Eles irão continuar a escalar por muito tempo e por isso eu também!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.