Entrevista com Lynn Hill

Um dos grandes ídolos que eu tenho na escalada é a escaladora Lynn Hill. Ela é talvez um dos grandes ícones da escalada de tods os tempos. Fez, e faz, coisas na escalada que muito escalador por aí sua a camisa até hoje. A americana concedeu entrevista para a revista americana Urban Climber. Veja a entrevista traduzida aqui no Blog de escalada:

Dia do Anversário: 3 de janeiro de 1961
Onde você vive: Boulder Colorado
Profissão: Autônoma – embaixadora de patagônia, Petzl e cordas Beal
Anos escalando: 33 anos!!
Patrocinadores: Patagonia, Petzl e Beal.

Como você se descreveria?

É difícil me descrever em apenas palavras mas eu devo dizer que eu sou o seguinte: determinada, focada, otimista, certamente gosto de rir mais sou séria quando as coisas ficam sérias, refletidora, idealista e geralmente prefere qualidade em vez de quantidade.

Como tem sido sua vida professional até agora?

Para inspirar pessoas a perseguir seus sonhos; ser compassiva e conectada com os outros; para vencer velhos esteriótipos, limitar e/ou desacreditar crenças; questionar autoridades, aliás, questionar tudo!

O que é mais importante: respeito ou dinheiro?

Eu acho respeito uma qualidade fundamental de um bom ser humano. Dinheiro é uma construção artificial que vem do resultado de ter respeito por coisas certas na vida. Entretanto, na sociedade moderna, nós precisamos de ambos, respeito e dinheiro. Respeito vem primeiro e dinheiro uma necessária atribuição de valor pelo nosso serviço na sociedade

Qual coisa voce irá dizer ao seu filho com certeza?

Há muitas coisas para falar a ele de modo básico que eu não tenho nada em mente. Meu filho esta agora com apenas 5 anos de idade, então ele não pode entender muito do que eu possa potencialmente dizer a ele quando for adulto ou adolescente. Uma coisa eu quero que ele saiba é simplesmente ser ele mesmo e não tentar nada do que ele não é. O que é mais importante em uma pessoa? Integridade.

Quem é a pessoa mais importante de sua vida? Porque?

No momento é meu filho, porque ele é minha maior responsabilidade, meu melhor professor em vida, e, espero, alguém que irá me trazer muito amor e uma nova visão para futuras gerações.É importante ter um plano? É útil ter um plano mas nunca mais importante que ter a presença de uma cabeça que se adapta com as mudanças e necessidades do mundo de hoje.

Quem é o escalador que voce tem o maior respeito?

Chris Sharma, não somente porque ele tem a visão de criar novos padrões de dificuldade, mas porque ele é genuinamente uma boa pessoa que demonstra o poder de ter a paixão e compaixão pela vida.

Diga o nome de dois dos melhores parceiros de escalada do presente e do passado

John Long quando eu era jovem, e mais recentemente, Pietro Dal Pra porque eu confio em sua habilidade, julgamento, e integridade como escalador. Ambos John e Pietro me incentivaram de maneira nova e estimulante. Pietro é um escalador italiano muito talentoso com vasta experiência em todos os tipos de rocha. Nós fizemos algumas escaladas incríveis juntos desde boulder até biug wall em Yosemite, nas Dolomitas, assim como em toda a Europa(França, Itália, Suíça), Tailandia, e em todos EUA desde Gunks até Smith Rocks.

Qual é o tipo de escalada esportiva que mais prefere?

De todas as maneiras e estilos: grande, fácil, rápida, longa, técnica, muitas cordadas em um dia de acordo cada uma com um estilo específico: a vista, toda em livre, ecalada rápida, etc…

Porque você escala?

Eu gosto de escalar sendo totalmente comprometida com o processo de escalada como uma meditação em movimento. Não é possível progredir e crescer na vida se não se pode se desafiar mesmo que um pouco. O que seu melhor amigo diria que sua melhor característica de personalidade é se omitir? Eu tenho um alto grau de integridade e dependência.

Quais são os tipos de escalada que são as suas favoritas nestes dias?

Meus tipos de escalada são a esportiva, boulder e estilo tradicional. Por eu ser mãe, eu tento limitar minha exposição a situações de alto risco como na escalada alpina

O que devemos passar para a próxima geração de escaladores?

Respeito ao meio ambiente, outras pessoas, culturas, tradições e fazer o melhor podemos nas nossas vidas para melhorar as condições do mundo.

Descreva brevemente qual seu momento mais assustador de sua vida

Quando eu quase morri caindo de 30 metros até o chão! Foi tão aterrorizante que eu nem mesmo quero lembrar muito disso!

E a pior roubada?

Escalar a menos assustadora e esticada enfiada de Atroman(uma escalada de varias cordadas no Washington’s column em Yosemite Valley) em um breu absoluto, e como se não bastasse quase sem água, roupas quentes ou equipamento para dormir ou comida. Nós descemos em segurança mas exaustos na manã seguinte. Eu terminei com uma infecão na bexiga devido à falta de água.

Qual o melhor por do sol visualizado de um local de escalada?

Madagascar: Nós estávamos em uma área de escalada chamada Tsaranano, que tem umas parees de granito fantástico. Foi algo de lindo, exótico, selvagem e ambiente colorido, completado por Arco-Íris coloridos e uma sensação de paz. Foi um dos poucos lugares em que eu estive onde não havia aviões ou raio de luz de cidade próximo.

Trabalho de pés, força ou tenacidade: O que faz um bom escalador?

Todas as tres são necessárias para ser um bom escalador

O que você nasceu para fazer?

Eu acredito que deva ter sido para escalar e tudo o mais relacionado com a minha vida de escaladadora.

Fonte: http://www.urbanclimbermag.com/exclusive/interviews/lynn_hill/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.